Segundo cientistas da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, a "minilua" ficará na órbita da Terra
Nomeado de “minilua”, um pequeno asteroide com apenas 10 metros de diâmetro está na órbita da Terra. Esse asteroide é um fragmento da Lua original. Intitulado 2024 PT5, ele entrará na órbita da Terra em 29 de setembro e permanecerá até 25 de novembro, seguindo depois sua jornada pelo sistema solar.
Segundo cientistas da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, a “minilua” ficará na órbita da Terra por quase dois meses, e não há risco de impacto.
Os especialistas ressaltam que, devido à sua trajetória, as “miniluas” são difíceis de observar e categorizar oficialmente. Em 2015, por exemplo, a nave Gaia, da ESA, foi confundida com uma nova “Lua” da Terra.
Raúl de la Fuente Marcos, responsável pela descoberta, afirmou que o asteroide é, “sem dúvidas, um objeto natural” que se formou no cinturão de asteroides de Arjuna. Além disso, a “nova Lua” deve retornar à órbita da Terra em 2025, daqui a 31 anos.
Na terça-feira (17), quem olhar para o céu terá a chance de ver um eclipse lunar parcial durante a Superlua. Esse evento astronômico ocorre cerca de um mês após a rara Superlua azul de agosto, quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra em sua órbita elíptica, conhecido como perigeu.
Fonte: SCC10
Deixe seu comentário