Cooperativistas catarinenses mostram o potencial do estado aos americanos
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
No quinto dia da visita dos dirigentes das cooperativas do grupo Aurora aqui no estado de Idaho, no noroeste americano, a programação incluiu uma reunião com lideranças políticas e administrativas no Capitólio, ou seja, no centro político-administrativo do governo de Idaho.
Participaram desse encontro deputados e senadores do estado e prefeitos da região, além de uma representante da secretaria da Agricultura do estado.
O objetivo do encontro foi apresentar às lideranças políticas locais informações sobre o agro e o cooperativismo do Brasil e de SC.
O consultor Fernando Figueredo, brasileiro do Espírito Santo que mora nos EUA há mais de 20 anos e que organizou a programação por aqui, fez uma exposição sobre alguns dados do Brasil e do estado de SC, enfocando a importância que o agro tem para o país e a representatividade de SC nesse contexto agropecuário.
Já o presidente da Aurora, Neivor Canton, mostrou as atividades que a cooperativa desenvolve, seus números, sua expressão no mercado internacional, sempre enaltecendo a importância do cooperativismo para viabilizar as atividades agrícolas dos pequenos produtores rurais.
Canton também mostrou os projetos sociais desenvolvidos pela Aurora através da Fundação Aury Bodanese. Destacou que hoje a Aurora exporta cerca de 8% da sua produção de suínos para os EUA e que pretende ampliar essa participação, aguardando inclusive a abertura das exportações para frango, que hoje não é permitido exportar para os EUA.
Do lado das autoridades americanas na reunião, houve diversos questionamentos sobre a estrutura fundiária em SC, quais os impostos incidentes sobre as atividades agrícolas e também sobre os projetos sociais desenvolvidos pela Aurora.
O presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, falou sobre a estrutura cooperativista em SC, sua expressão em diversificação de ramos e sua representatividade perante a população catarinense.
No final da reunião, a prefeita do município de Tampa, um dos locais visitados pelo grupo de cooperativistas, homenageou cada um dos integrantes do grupo com uma medalha como símbolo de agradecimento pela visita.
Na sequência do quinto dia de visitação dos cooperativistas do grupo Aurora, foram visitadas três vinícolas da região, para conhecer o sistema de produção e a variedade de uvas cultivadas por aqui, culminando com a degustação das diversas variedades de vinho produzidas pelos americanos.
O presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, fez uma avaliação da viagem considerando a programação desenvolvida até aqui.
A programação aqui nos EUA encerra nesta sexta-feira com visita a uma rede de supermercados e um seminário sobre marketing internacional.
Esses temas serão abordados no programa de rádio da Fecoagro do final de semana, onde também contaremos com a avaliação da viagem do presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, e do presidente da Aurora, Neivor Canton.
Fonte: Fecoagro
Deixe seu comentário