AIDS: uma palavra curta, mas com um peso enorme. Isso, porque tocar no assunto ainda é muito delicado para a maioria das pessoas, já que a doença causou uma das maiores crises de saúde pública do século XX, que ainda persiste no século XXI.
O Dia Internacional da Luta Contra a Aids, criado em 1988 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e celebrado em 1º de dezembro, é uma oportunidade de reafirmar o compromisso global com a prevenção, tratamento e combate ao preconceito que cerca o HIV.
A data, além de homenagear as milhões de pessoas que perderam suas vidas devido à doença, busca reforçar a necessidade de ampliar o acesso aos tratamentos, diminuir a discriminação e promover o debate sobre os avanços científicos no combate ao vírus. Mesmo com os avanços em tratamentos antirretrovirais, que transformaram o diagnóstico de HIV de uma sentença de morte para uma condição controlável, o estigma ainda é um dos maiores desafios enfrentados pelas pessoas que vivem com o vírus.
Em muitos países, o preconceito e a desinformação continuam sendo barreiras para que os indivíduos busquem o diagnóstico e o tratamento adequado.
Fonte: Oeste+
Deixe seu comentário