logo RCN
18/01/2025 20:13
SEGURANÇA

Exame toxicológico irregular pode gerar multa; prazo está perto do fim

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

Com prazo final para realização do exame toxicológico chegando ao fim, Secretaria Nacional de Trânsito alerta motoristas sobre infrações

A não realização do exame toxicológico é considerada uma infração gravíssima conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), acarretando em multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
O que muda no exame toxicológico exigido pelo Detran aos motoristas?
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) está alertando os condutores das categorias C, D e E sobre essa infração, que será identificada pelos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal após o trigésimo dia do vencimento do exame.
O prazo para regularização varia conforme o mês de vencimento da CNH, sendo até 31 de março para CNHs vencendo entre janeiro e junho, e até 30 de abril para CNHs vencendo entre julho e dezembro. Após essas datas, os condutores com exame vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio ou 31 de maio, dependendo do período de vencimento da CNH.
Condutores sem exame toxicológico podem receber multa
Condutores da categoria C, D e E devem regularizar o exame toxicológico.
Para conscientizar os condutores, a Senatran tem promovido campanhas educativas e emitido alertas pela Carteira Digital de Trânsito (CDT) para regularização da situação. Os condutores podem verificar o status do exame acessando o aplicativo e buscando um laboratório credenciado para a realização do exame, caso necessário.
Segundo a Senatran, até 20 de março, cerca de 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não realizaram o exame toxicológico em todo o Brasil. ND+

IMAGEM DIVULGAÇÃO
Motociclista perde a vida após colisão contra barranco em Lacerdópolis Anterior

Motociclista perde a vida após colisão contra barranco em Lacerdópolis

Motociclista fica gravemente ferido após colisão em poste em Catanduvas Próximo

Motociclista fica gravemente ferido após colisão em poste em Catanduvas

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade