Elson Otto, empresário palmitense, foi empossado presidente da Federação
A Facisc, principal entidade representativa do setor produtivo de Santa Catarina, que congrega setores como comércio, indústria, serviços, agronegócios, turismo e outros, oficializou sua nova diretoria na quinta-feira (29), na cidade de São José. Em um evento grandioso, que contou com a presença de destacados líderes, referências empresariais catarinenses, autoridades políticas e empresários, Elson Otto assumiu a presidência para o mandato 2024-2026. A cerimônia de posse foi realizada durante o Encontro Empresarial da Facisc, um marco anual que reúne os principais atores do cenário empresarial do estado.
Sérgio Rodrigues Alves, presidente que deixou o cargo, expressou sua satisfação por representar mais de 41 mil empresas associadas em 149 associações empresariais durante seu mandato. "O associativismo é a arte de fazer o bem, a arte de ajudar. Vamos continuar juntos a trabalhar pelo setor produtivo", destacou. Alves ressaltou a importância do aprendizado adquirido ao longo de sua gestão, enfatizando que o sucesso da Facisc se deve não apenas à diretoria e à equipe, mas também a todos os parceiros das associações.
"Convivi com muitas pessoas, de diversas áreas políticas, econômicas e sociais, e isso proporcionou um aprendizado. Percebemos que somos mais do que o cargo que exercemos, somos aquilo que aprendemos com essas pessoas", refletiu o ex-presidente.
Elson Otto, empresário de Palmitos, no Extremo Oeste catarinense, foi empossado como presidente da Federação até 2026. Em seu discurso de posse, Otto dirigiu-se ao governador, pedindo que não haja aumento de nenhum imposto estadual nos próximos três anos, visando garantir a produtividade das empresas catarinenses. Além disso, destacou os propósitos da federação em gerar resultados para os empresários e enfatizou a importância da união como diferencial da Facisc. "Na essência da Facisc está a defesa das empresas e o incentivo ao empreendedorismo em Santa Catarina. A todos, meu reconhecimento pela capacidade e desprendimento em estarem sempre unidos pela Facisc", declarou.
Ainda em seu discurso, Otto enfatizou o compromisso da nova gestão com a ética, transparência, governança e respeito à história da Facisc. "Vivemos dias em que empreender é um ato de coragem. É necessário que, como empresários, geradores de empregos, façamos nossa parte na mudança social e política. Nossa economia é forte, resiliente e diversificada, somos referência. Nessa gestão, estaremos ainda mais próximos dos empresários para fortalecer seu empreendimento e o sistema associativista, sempre baseados na ética, transparência, governança e respeito à história da Facisc", concluiu.
Alfredo Cotait, presidente da CACB, ressaltou o papel das associações empresariais e a defesa da livre iniciativa. "Juntos podemos defender cada vez mais a economia do Brasil. Acredito que juntos podemos fazer sim uma melhor nação", afirmou.
O evento contou com a presença do governador Jorginho Melo, do senador Jorginho Melo, da deputada Federal Caroline De Toni, do diretor superintendente do Sebrae, Carlos Henrique da Fonseca, e do presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, que compuseram o espaço de honra. Jorginho Melo foi aplaudido ao anunciar que pretende entregar 50 estradas recuperadas até o final de 2024, destacando a importância da infraestrutura para o empreendedorismo.
O Encontro Facisc proporcionou aos empresários integrantes do Sistema dois dias de programação, incluindo atividades relacionadas ao empreendedorismo, gestão, liderança, associativismo e representatividade. Durante o evento, foram realizados o Empreende Mulher Catarinense e o Empreender Go, além de uma Feira de Negócios e a entrega do Prêmio Inova +. As novas diretorias do Conselho Estadual de Inovação (Ceni), do Núcleo Estadual de Inovação (NEA), da Fundação Empreender e do Instituto DEL também foram empossadas.
O Empreender Go reuniu os integrantes dos núcleos empresariais das associações e ofereceu palestras e workshops com temas para acelerar empresas, núcleos e associações por meio do Programa Empreender. A programação incluiu também uma feira de negócios.
No segundo dia, foi realizado o Empreende Mulher, encontro estadual promovido pelo Conselho Estadual das Mulheres Empresárias (Ceme), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de lideranças femininas no meio empresarial. Mais de 600 empreendedoras catarinenses participaram do evento.
O Prêmio InovA+, lançado em 2022 para incentivar, reconhecer e premiar as boas práticas de excelência em gestão e inovação nas associações empresariais, foi um dos pontos altos do evento. Em sua segunda edição, o prêmio registrou um aumento de 34% nas inscrições, evidenciando o interesse crescente das empresas em buscar aprimoramento e inovação. RCN
Deixe seu comentário