logo RCN
16/01/2025 01:53
Facisc

Facisc reuniu forças de Segurança Pública para discutir necessidades de SC

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

A Facisc reuniu o alto comando da Segurança Pública de Santa Catarina na quinta-feira, 19/9, durante a reunião de Diretoria da entidade em Florianópolis. O secretário e os comandantes das polícias Civil, Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica, discutiram ações integradas entre o poder público e o setor privado com vice-presidentes e diretores da Facisc. A segurança é a segunda maior necessidade apontada pela cartilha Voz Única da Federação.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Pereira Graff, apresentou dados e programas relacionados às forças de segurança em SC. Ulisses Gabriel, diretor geral da Polícia Civil de SC, coronel Fabiano Bastos das Neves, comandante geral do Corpo de Bombeiros, Aurélio Pelozato da Rosa, comandante geral da Polícia Militar de SC e Douglas Balen, perito-geral Adjunto da Polícia Científica de SC também apresentaram as diretrizes dos órgãos e o papel de cada um na segurança pública.
Segundo dados apresentados pelo secretário, mais de 60 milhões já foram investidos em viaturas, armamentos, munições e equipamentos de tecnologia da informação. “Mesmo sabendo que estamos entre as melhores segurança pública do país ainda temos muito a fazer”, explica Graff. As forças de segurança explicaram porque Santa Catarina é destaque na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, o Estado aparece em 2° lugar, atrás apenas de SP. Já na região Sul do País o estado catarinense ficou em primeiro. De acordo com a pesquisa, Santa Catarina está em primeiro lugar no quesito Segurança Pública, com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, a transparência com os dados.
Durante encontro da Diretoria da Facisc, secretário de Segurança e comandantes das forças de segurança discutiram estratégias conjuntas com representantes do setor privado.
Durante encontro da Diretoria da Facisc, secretário de Segurança e comandantes das forças de segurança discutiram estratégias conjuntas com representantes do setor privado. (Fotos: Divulgação / FACISC)
Protótipo Alpha
O protótipo Alpha é uma ação da Polícia Militar em parceria com a Facisc, que tem como objetivo identificar e monitorar os fatores associados à violência letal, articulada com o desenvolvimento sustentável, em municípios catarinenses. Por meio de indicadores estabelecidos a partir da econometria, que é o estudo e aplicação de métodos quantitativos nas áreas da saúde, desenvolvimento social, educação, desenvolvimento econômico e segurança, o Programa Protótipo Alpha visa aprimorar as políticas públicas, tornando-as ainda mais eficientes e direcionadas para as necessidades específicas de cada região. Segundo o comandante geral da Polícia Militar de SC, Aurélio Pelozato da Rosa, o Protótipo Alpha é considerado a maior inovação em segurança pública no mundo. “É a primeira experiência para atuar diretamente nas causas da violência”.
Nesta fase inicial, o Instituto Del já fez as análises situacionais dos municípios e apontou o caminho para melhorar as políticas públicas. Foram constituídos comitês gestores e câmaras técnicas para atuar nos principais problemas apontados pelas análises. As cidades de Bom Jardim da Serra, Curitibanos, São Joaquim, Lages e Urubici já tem ações em andamento.
Reuniões de trabalho
A quarta edição de diretoria da Facisc também discutiu outros temas que impactam no desenvolvimento de Santa Catarina. Segundo o presidente da Facisc, Elson Otto, a reunião de trabalho serve, entre outros objetivos, para reforçar a atuação da Facisc no estado. “Estamos em 280 municípios e queremos estar nos 295 até o ano que vem”. Para a vice-presidente Rita Conti, a reunião de diretoria é fundamental e estratégica, além de começar q desenhar o planejamento de 2025.
A reunião foi dividida em grupos, o da Representatividade, o de Gestão e o Temático. Cada grupo apresentou ações e temas das suas pastas.
O grupo de gestão reuniu diretores das pastas de Soluções Empresariais, Financeiro, Secretaria, Marketing e Jurídico. Foram apresentadas ações realizadas entre os meses de julho e setembro em cada uma das áreas.
Sobre as soluções, o diretor Maikel Frey, destacou que já são mais de 23,5 mil empresas usando as soluções da Facisc, o que movimenta mais de 6 milhões de reais para as associações empresariais. “De janeiro a agosto houve um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano de 2023”.
No grupo Representatividade, os vice-presidentes Regionais, trouxeram para discussão duas práticas das suas regiões e dividiram com o grupo. Coordenados pela vice-presidente Rita Conti, foram tratados desde temas institucionais até questões das áreas de soluções, representatividade e operacionais das regiões. O presidente Elson Otto destacou a importância da presença da Facisc nas associações. “A atuação dos vice-presidentes regionais, que são quem realmente está nas entidades, faz toda a diferença para o Sistema Facisc”. Os vices fazem reuniões mensais com as associações.
No grupo temático, foram discutidas pautas do Centro de Inteligência e Estratégia (CIE/FACISC), que embasa posicionamentos institucionais da federação. O presidente Elson Otto ressaltou a importância de falar da necessidade de uma reforma administrativa no Brasil, para que o setor produtivo não seja penalizado com a Reforma Tributária (um dos temas do encontro). Também foram discutidos temas como o Simples Nacional, Ferrovias e políticas públicas para o agronegócio. Fazem parte deste grupo as pastas de Articulação Estratégica, Institucional, Setorial, Ferrovias e Voz Única.
Fonte: RCN

IMAGEM DIVULGAÇÃO
1º Seminário Catarinense de Bambu estimula o conhecimento e  desenvolvimento de novas alternativas de renda Anterior

1º Seminário Catarinense de Bambu estimula o conhecimento e desenvolvimento de novas alternativas de renda

Iniciou no dia 20, novena e atividades da Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus Próximo

Iniciou no dia 20, novena e atividades da Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade