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17/01/2025 23:03
TRÁFEGO

FIESC vai ao Chile conhecer sistema de inteligência de tráfego

  • - Imagem Divulgação

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e o presidente da Câmara de Transporte e Logística da entidade, Egídio Antônio Martorano, vão conhecer a Kapsch TrafficCom, empresa austríaca que domina a tecnologia MLFF e tem sua filial para a América do Sul em Santiago

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O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, estará em Santiago, no Chile, na segunda e terça-feira, dias 11 e 12 de março, para conhecer a experiência na implantação do sistema de inteligência de tráfego nas rodovias do país — a tecnologia multi-lane free-flow (MLFF). Por meio desse sistema, é possível fazer o gerenciamento do tráfego, melhorando substancialmente o fluxo nas cidades e nas rodovias, além de permitir a cobrança eletrônica, sem a necessidade de ter praças de pedágio.

“A infraestrutura de transportes é um dos pilares estratégicos de atuação da FIESC. Temos proposto desde 2017, no Grupo de Trabalho BR-101 do Futuro, essa solução para o nosso corredor logístico litorâneo, a BR-101, por exemplo. Por isso, será importante conhecer a experiência prática do país vizinho. Em Santa Catarina temos grandes desafios ligados à mobilidade, tanto nas rodovias quanto nas cidades”, afirma Aguiar.

No Chile, Aguiar e o presidente da Câmara de Transporte e Logística da Federação, Egídio Antônio Martorano, visitarão a sede da Kapsch TrafficCom, empresa austríaca que domina essa tecnologia e tem sua filial para a América do Sul, em Santiago. Também está programada a verificação “in loco” da adoção da tecnologia, na prática, na concessão da Autopista Vespucio Oriente. O Chile é referência na América do Sul na adoção desta alternativa.

Ele destaca que essa modalidade de pedágio é considerada mais justa, pois além de evitar as filas nas praças de pedágio, permite o pagamento proporcional à quilometragem percorrida pelo veículo. Para a FIESC, o free-flow dever ser uma alternativa a ser considerada para Santa Catarina nas concessões atuais e futuras das rodovias. RCN

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