Novamente, o céu de Santa Catarina está encoberto pela fumaça, fato que vem se repetindo há mais de um mês e não tem previsão de se encerrar. Na segunda-feira, dia 23, quase todas as regiões amanheceram nubladas, algumas com mais intensidade por conta da fumaça.
Desta vez, é uma densa camada que cobre o céu de regiões, principalmente o Grande Oeste. A Defesa Civil de Santa Catarina, órgão de monitoramento climatológico, confirmou a presença do efeito no Estado, e afirma que a fumaça é vista principalmente no interior.
Como há um predomínio de vento do quadrante norte, a tendência é que essa fumaça toda permaneça chegando ao nosso estado até a chegada da frente fria, prevista para ocorrer entre a noite da quarta (25) e a quinta-feira (26), informou a Defesa Civil em nota nesta segunda.
No entanto, como as queimadas continuam no Centro-Oeste do país, a tendência é que o efeito volte a ocorrer em Santa Catarina. A densa camada de fumaça deixa o nascer e pôr do sol em tons avermelhados e também afeta perigosamente a qualidade do ar, que algumas vezes já é considerada crítica em regiões como as carboníferas.
A fumaça pode causar desde um desconforto, como ardência nos olhos e garganta seca, como agravar problemas respiratórios, principalmente em pessoas vulneráveis a esta condição.
Fonte: Ed
Deixe seu comentário