logo RCN
19/01/2025 06:16
AGRO

Líderes agropecuários de Santa Catarina apontam sugestões para o Plano Safra

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

Catarinenses elencaram pedidos para solucionar problemas enfrentados, como crédito caro, custos de produção e detalhes do seguro do setor

O secretário de Política Agrícola do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Neri Geller, visitou Santa Catarina para uma reunião na Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado na segunda-feira (1º).

Um documento foi elaborado, no qual algumas sugestões para solucionar os problemas enfrentados pelo setor foram apresentadas pelo secretário Colatto, incluindo a redução do custo de produção e o aumento do acesso ao crédito e ao seguro agrícola.
“O Plano Safra que está sendo estudado é crucial a ser agilizado, até mesmo para o agricultor poder tomar decisões em um momento tão desafiador na agricultura, considerando os preços, o clima e o mercado”, relata. “O secretário de Política Agrícola ouviu certamente as demandas de Santa Catarina, compreendendo tudo o que enfrentamos diariamente e o modelo do Estado”.
Prioridades para o Plano Safra
Colatto elenca algumas prioridades sugeridas na reunião. “É claro que precisamos buscar crédito mais barato porque o agricultor não suporta juros altos, temos que trabalhar bastante no seguro agrícola para ver se há uma parceria entre o seguro do Estado com o seguro nacional para podermos dar garantias e seguranças para o nosso agricultor trabalhar”, cita.
Ele ainda acrescenta ao falar da armazenagem e infraestrutura. “É preciso que o agricultor tenha energia de qualidade, internet, boas estradas, levando boas estruturas para o interior e tudo isso depende de crédito e de um crédito que seja compatível com a realidade do agricultor catarinense”, acrescenta Colatto.
Conforme o secretário Geller, ouvir as demandas do setor é necessário e importante, mas é necessário ouvir também as dificuldades enfrentadas pelo ministério, inclusive orçamentárias.
“É fundamental levar as ações do Ministério da Agricultura para o centro das discussões e considerar as exigências do setor. Saímos deste encontro com demandas significativas, sendo a principal delas a questão do crédito. É crucial não apenas escutar essas necessidades, mas também trabalhar para encontrar soluções, ao mesmo tempo em que reconhecemos e enfrentamos as dificuldades orçamentárias atuais. Queremos avançar sim e é uma obrigação do governo federal e é também uma obrigação do Congresso Nacional ajudar no orçamento para podermos fazer as políticas adequadas para o setor tão importante para a economia do Brasil”, declara. ND+

IMAGEM DIVULGAÇÃO
Santa Catarina recebeu 2,9 milhões de turistas na temporada de verão Anterior

Santa Catarina recebeu 2,9 milhões de turistas na temporada de verão

SECRETARIA DE SAÚDE DE HERVAL D’OESTE TEM DOIS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS PREMIADOS E AMOSTRA MACRORREGIONAL Próximo

SECRETARIA DE SAÚDE DE HERVAL D’OESTE TEM DOIS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS PREMIADOS E AMOSTRA MACRORREGIONAL

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade