Conforme dados do Inca, a doença deve afetar 650 pessoas em Santa Catarina neste ano
Santa Catarina é o sétimo estado do país em casos de câncer bucal, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por conta disso, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) alerta para a doença responsável por causar transtornos para os pacientes, como dificuldades para mastigar e engolir alimentos.
O “Maio Vermelho” chama a atenção para o diagnóstico da doença, além da importância de ser feito precocemente.
Em 2023, o Cepon, unidade do Governo do Estado, realizou 539 consultas relacionadas ao câncer bucal, também conhecido como câncer de cavidade oral. Trata-se de um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
Conforme a gerente técnica do Cepon, Mary Anne Taves, o câncer de cavidade oral tem maiores chances de cura e menos sequelas quando identificado e tratado precocemente. Ela destaca a importância de buscar imediatamente um especialista, dentista ou médico especializado, ao suspeitar de câncer bucal, para uma avaliação e solicitação de exames que confirmem ou descartem a suspeita.
Segundo o Inca, em 2024 a doença deve afetar 650 pessoas em Santa Catarina. Por isso, medidas simples como manter uma boa higiene bucal, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, usar preservativos durante a prática de sexo oral, manter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, e estar atento a mudanças na coloração ou no aspecto da boca, são essenciais para a prevenção.
Câncer tem maiores chances de cura e menos sequelas quando identificado e tratado precocemente
Os principais sintomas de alerta para possível câncer bucal são: feridas na boca que não cicatrizam em até 21 dias; nódulos persistentes ou espessamentos na bochecha; áreas vermelhas ou esbranquiçadas nas gengivas, língua ou revestimento da boca; mau hálito intenso e persistente; dor ao redor dos dentes ou da mandíbula; dificuldade para mastigar; saliva com traços de sangue, além de dor de ouvido, são sinais de alerta para casos de câncer bucal. Oeste+
Deixe seu comentário