logo RCN
10/01/2025 17:55
Dezembro Verde

Mês simboliza luta contra abandono de animais

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

O mês de dezembro chega com um forte apelo à reflexão e ação em defesa dos direitos dos animais. Com o objetivo de combater o abandono, os maus-tratos e promover a adoção com guarda responsável, a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina lança a campanha Dezembro Verde, que busca sensibilizar a população sobre a importância de garantir os direitos dos animais. A iniciativa tem como foco a conscientização e o respeito à vida dos bichanos, incentivando a adoção responsável.
O abandono é crime e pode resultar em detenção de dois a cinco anos, conforme art. 32º da Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98. Além de um ato de desrespeito à vida, o abandono acarreta sérios impactos ambientais e sociais, já que os animais abandonados muitas vezes causam desequilíbrio nos ecossistemas locais e sobrecarregam os serviços de resgate e lotação dos abrigos.
“O abandono de animais é um reflexo de um comportamento irresponsável, mas podemos mudar isso com atitudes conscientes e solidárias. A adoção responsável e a educação ambiental são essenciais para combater essa realidade”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Economia Verde de SC, Guilherme Dallacosta.
Dezembro foi escolhido como o mês símbolo da causa por vários motivos. O Dia Internacional do Direito dos Animais, celebrado em 10 de dezembro, é um marco global para promover os direitos e o bem-estar dos animais em todo o mundo. Além disso, é uma época do ano em que é registrado um aumento significativo nos casos de abandono de animais, especialmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando muitos adotantes se desfazem dos pets após as festas de fim de ano.
Segundo a diretora de bem-estar animal, Fabricia Costa, a principal ação para diminuir o abandono de animais é a castração. “Os municípios precisam ter programas de controle populacional de cães e gatos, por meio da castração de forma planejada. A castração precisa chegar nos locais onde estão os animais em risco de procriação, com isso o resultado será visível, menos animais nas ruas e menos sofrimento”.
Abandono e maus-tratos
O abandono de animais é uma realidade que afeta milhares de cães e gatos em Santa Catarina. Segundo o Instituto Pet Brasil, em 2023 o país tinha cerca de 184.960 animais abandonados ou resgatados por maus-tratos sob a tutela de Organizações Não Governamentais (ONGs) e grupos de proteção animal. A estimativa para 2024 é que este número passe dos 185 mil.
Já a divisão de Proteção Animal da Polícia Civil de Santa Catarina informou que, no estado, o número de inquéritos instaurados nos últimos cinco anos para a apuração de crimes de maus-tratos contra animais foi de 4.274 até abril deste ano.
Ainda segundo Fabricia Costa, as principais causas de abandono são:
▪ Cadelas e gatas prenhas;
▪ Ninhadas;
▪ Animais doentes;
▪ Mudança de domicílio;
▪ Chegada de crianças;
▪ Problemas comportamentais;
▪ Problemas relacionados a falta de espaço nas moradias;
▪ Estilo de vida dos tutores;
▪ Falta de informações sobre a responsabilidade e custos gerados pela guarda dos animais;
▪ Adoção ou compra de animais de forma impulsiva, principalmente em dezembro, onde as pessoas estão mais tocadas com o espírito natalino e também os familiares que querem presentear as crianças no período de férias.

Fonte: Oeste+

IMAGEM DIVULGAÇÃO
Escola Nuperajo de Joaçaba avança com Projeto Inovador de Horta Automatizada Anterior

Escola Nuperajo de Joaçaba avança com Projeto Inovador de Horta Automatizada

Joaçaba avança na capacitação de profissionais da educação com lançamento de e-book e seminário de socialização Próximo

Joaçaba avança na capacitação de profissionais da educação com lançamento de e-book e seminário de socialização

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade