Os ovos feitos de chocolate são uma das maiores tradições da Páscoa e movimentam o comércio. Um levantamento divulgado pela empresa de pesquisa e inteligência de dados Nexus revela que 52% dos brasileiros pretendem comprar ovos de chocolate para o domingo, dia 20.
Mas antigamente, eram comuns os ovos de galinha decorados, com cores e desenhos, simbolizando a renovação e o renascimento. A tradição dos ovos de chocolate como conhecemos hoje só surgiu mais tarde, no século XIX, quando os confeiteiros franceses começaram a rechear ovos de galinha com chocolate, e depois a fabricar ovos de chocolate inteiros.
Mas como foi a passagem dos tradicionais ovos decorados para os feitos de chocolate? A doutora em Teologia e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ana Beatriz Dias Pinto, explica que a transição seguiu uma adaptação do mercado.
Em reportagem publicada pela agência Brasil, ela conta que “embora o ovo seja símbolo ancestral de fertilidade e vida (presente antes mesmo do cristianismo, em rituais pagãos e tradições cristãs orientais), a prática de presentear ovos de chocolate é resultado de um processo de industrialização e mercantilização da Páscoa, que se intensificou ao longo do século XIX e permanece há 175 anos”.
Segundo a professora e pesquisadora, a fabricação dos primeiros ovos de chocolate começou na França e na Alemanha, por volta de 1850. “Foi uma forma de presentear com algo mais gostoso e bonito. Antes eram ovos de galinha, pato, avestruz, muito frágeis e visualmente enriquecidos com pinturas e adornos, mas que geralmente tinham tamanhos menores”, diz Ana.
O tamanho dos ovos de chocolate veio com o crescimento e desenvolvimento das indústrias. “Há países onde já vi ovos do tamanho de uma pessoa”, conta a pesquisadora.
“Por conta deste marketing, os ovos de chocolate acabam servindo ao consumismo de mercado, mas sua dimensão simbólica para a Páscoa verdadeira não está associada às campanhas publicitárias, brinquedos e embalagens festivas, assim como a vela, o coelho, o círio pascal e as flores, é um elemento que fala sobre a vida, o renascimento”, explica.
Fonte: Oeste+

Deixe seu comentário