Os números mostram a necessidade de ações de conscientização e de prevenção
Ao menos 3.860 novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados em Santa Catarina em 2024, sendo 340 somente em Florianópolis, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os números mostram a necessidade de ações de conscientização e de prevenção, além de alertas para o diagnóstico precoce da doença.
Na terça-feira (1°), a Maternidade Carmela Dutra (MCD), localizada na Capital, realizou uma cirurgia de reconstrução mamária com tecnologia inédita. O mecanismo utilizado pela maternidade foi a lipoenxertia assistida por laser, uma técnica que, segundo o chefe do serviço de mastologia do MCD, Braulio Leal Fernandes, consiste na transferência de gordura de uma região do corpo para a mama com menor trauma.
O objetivo é proporcionar um resultado mais natural, harmonioso, preciso e duradouro. Globalmente, o câncer de mama representa 11,7% dos casos oncológicos, sendo a principal causa de incidência entre as mulheres.
— É uma paciente que teve a mama retirada para o tratamento do câncer, e agora estamos reconstruindo a mama dela com a lipoenxertia. Nesse procedimento, a gordura é retirada por lipoaspiração de outra parte do corpo, geralmente da região do abdômen, e colocada na mama para melhorar o perfil e o desenho, proporcionando um resultado final mais estético — explicou o chefe do serviço de mastologia do MCD, Braulio Leal Fernandes.
A Maternidade Carmela Dutra recebeu a doação de um kit específico para realizar o procedimento. Após a cirurgia, foi ministrada uma aula prática sobre a nova técnica para disseminar o conhecimento e qualificar residentes e médicos da área. Ao longo do mês, a maternidade realizará encontros e atividades para as pacientes e profissionais de saúde.
Outubro Rosa
Em razão do Outubro Rosa, mês que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, Santa Catarina recebe ações voltadas à conscientização da doença.
Entre os dias 9 e 12 de outubro, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo de Santa Catarina, vai promover diversas atividades voltadas a um mutirão de reconstrução mamária com a participação de mastologistas de Santa Catarina e de outros estados, dois cirurgiões preceptores convidados, além do corpo clínico do CEPON.
A programação ainda inclui um workshop de capacitação para médicos, palestras, eventos de bem-estar para pacientes, iluminação da fachada do hospital na cor rosa, com decoração e distribuição de cartilhas informativas.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também promove atividades de tele-educação relacionadas ao mês de conscientização sobre o câncer de mama. Webconferências estão com inscrições abertas para profissionais que atuam na Saúde em Santa Catarina, com cursos online e gratuitos.
Fonte: NSC
Deixe seu comentário