logo RCN
06/01/2025 07:29
Tempo

Verão em Santa Catarina deve registrar temperaturas e chuvas dentro da média

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

O verão, que começou oficialmente neste sábado (21), às 6h21, promete seguir o padrão climático típico de Santa Catarina. De acordo com os meteorologistas da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, apesar do resfriamento no Oceano Pacífico, que poderia sugerir um evento de La Niña, a neutralidade climática deverá prevalecer, mantendo chuvas e temperaturas dentro dos padrões esperados para este período do ano.
Segundo a Central de Monitoramento da Defesa Civil, o verão de 2025 inicia com temperaturas médias, porém com possibilidade de dias consecutivos de calor intenso. Embora a previsão seja de um verão dentro da normalidade, não se pode descartar a ocorrência de eventos climáticos extremos, como fortes chuvas e ondas de calor, que podem gerar transtornos à população.
Os volumes de precipitação devem se aproximar da média histórica de 150 a 300 mm, com destaque para as regiões litorâneas, onde os acumulados podem ultrapassar esses valores. O mês de fevereiro, por exemplo, deverá apresentar precipitações elevadas, com volumes variando entre 150 e 250 mm. Em março, a tendência é de uma redução nos volumes de chuva, especialmente nas áreas centrais do estado, com acumulados entre 100 e 200 mm.
O verão exige atenção redobrada, especialmente nas áreas litorâneas, onde as chuvas intensas, favorecidas pela circulação marítima, são mais frequentes. A Defesa Civil de Santa Catarina reforça o alerta para a possibilidade de eventos climáticos extremos, que podem causar impactos significativos em diversas regiões do estado.
Orientações Defesa Civil
Embora as previsões para o verão de 2025 indiquem um padrão climático dentro da normalidade, Santa Catarina ainda pode enfrentar eventos climáticos adversos, como chuvas fortes, enxurradas e temporais. A população deve se manter atenta às previsões do tempo e seguir as orientações da Defesa Civil para minimizar os impactos dessas ocorrências. A conscientização e o preparo são fundamentais para lidar com as variações climáticas e garantir a segurança de todos.
Fonte: Ascom/SDC

IMAGEM DIVULGAÇÃO

 

Alunos da da Escola Mercedes Luiza Nascimento, de Joaçaba, conquistam 1º Lugar em mostra do SESI Anterior

Alunos da da Escola Mercedes Luiza Nascimento, de Joaçaba, conquistam 1º Lugar em mostra do SESI

Homem é preso por furto em supermercado no município de Peritiba Próximo

Homem é preso por furto em supermercado no município de Peritiba

Deixe seu comentário