Instituído em 1993 pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial da Água, 22 de março, tem como objetivo a conscientização desse recurso essencial para a vida na Terra. Dependemos da água para nos hidratar, comer e sobreviver. Sabe-se que cerca de 70% da superfície do planeta Terra é constituído por água, no entanto, a maior parte desta água – aproximadamente 97% – se encontra em mares e oceanos, tendo apenas 3% de água doce, englobando lagoas e rios, que nem sempre estão próprias para o consumo.
O Brasil possui aproximadamente 12% da água doce disponível, mas precisamos de mais consciência da população para preservar esse recurso limitado. A preservação da nossa água doce disponível está em nossas mãos, é urgente e necessária, ações como reduzirmos ou mitigarmos a poluição dos rios, fazermos o uso consciente e reutilizarmos a água contribuirá significativamente para esse bem primordial.
Como podemos economizar a água? Fechar as torneiras, manter instalações hidrossanitárias em bom funcionamento, utilizar máquinas de lavar na capacidade máxima e reutilizar a água para lavar calçadas, recolher o óleo de cozinha, substituir mangueiras por baldes nas limpezas, priorizar alimentos sustentáveis, são exemplos de atitudes que podem ser feitas. Órgãos ambientais têm sido cada vez mais rigorosos para garantir que tenhamos água por mais tempo. No entanto, o trabalho de preservá-la é de todos nós – pessoas, organizações e governos.
A Fecoagro contribui com a preservação da água mantendo as instalações hidrossanitárias em condições de conservação e limpeza, optando por torneiras com desligamento automático nos banheiros e controlando o pH da água proveniente da drenagem pluvial com correção quando necessário. Além disso, possui dois sistemas de separação água e óleo com análises semestrais, a fim de evitar eventuais vazamentos de óleo no curso hídrico, durante as atividades de manutenções e abastecimento de máquinas. FAÇA VOCÊ TAMBÉM A SUA PARTE! SEJA A DIFERENÇA!
Texto escrito por Ana Luiza Figueiredo de Borba – Analista de Meio Ambiente da Fecoagro
Deixe seu comentário