Acadêmicos do Grande Vale promove “Mulheres de Samba” neste fim de semana com participação especial de Giovana Dutra (Florianópolis)

-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
O Grupo Tejo e a Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale promovem nos dias 19 e 20 de julho o encontro "Mulheres de Samba", um projeto de fortalecimento, formação e troca de experiências entre mulheres do carnaval catarinense. O evento acontece no Barracão da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale, em Herval d'Oeste, e contará com a presença especial de Giovana Dutra, de Florianópolis, integrante do renomado Choro Mulheril e Diretora de Bateria da GRCES Dascuia, que conduzirá oficinas de percussão voltadas exclusivamente para o público feminino.
A programação completa do encontro valoriza o protagonismo feminino no carnaval e acontece na Rua Victório Luiz Zanella, em Herval d'Oeste. No sábado (19/07), as atividades começam às 13h com o acolhimento, seguido da Roda de Conversa sobre "Mulheres e o Carnaval" às 13h15 e da primeira Oficina de Samba de Roda com Giovana Dutra das 15h30 às 17h30. À noite, às 20h, acontece a Roda de Samba Acadêmicos – aberta ao público em geral. No domingo (20/07), a programação continua com oficina das 10h às 12h, almoço comunitário no barracão ao meio-dia, nova oficina das 13h30 às 16h e encerramento com partilha e encaminhamentos das 16h30 às 17h30.
O encontro foi pensado para reunir mulheres de diferentes áreas do carnaval: passistas, ritmistas, produtoras, costureiras, compositoras e entusiastas. "Independente da escola de samba, este espaço é nosso! Vamos juntas!", destacam os organizadores. Para garantir a participação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, o evento disponibiliza 10 bolsas integrais. O investimento varia entre R$ 100 (valor social) e R$ 200, com a proposta de equilibrar os custos de forma colaborativa.
O "Mulheres de Samba" é realizado de forma independente, sem recursos públicos ou leis de incentivo, demonstrando a força da organização comunitária na promoção da cultura popular. A iniciativa representa um marco importante para o fortalecimento da presença feminina no carnaval catarinense. Em sintonia com práticas sustentáveis, o evento incentiva o uso de garrafas reutilizáveis, oferecendo água de poço local, e promove o almoço comunitário como forma de integração e economia colaborativa.
O Grupo Tejo e a Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale são organizações culturais reconhecidas na região oeste de Santa Catarina pela promoção da cultura popular e do carnaval.
As inscrições para o encontro "Mulheres de Samba" são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. O pagamento pode ser feito via PIX através da chave 83.523.134/0001-14 (Grupo Tejo), sendo necessário enviar o comprovante por WhatsApp para Malu pelo telefone (49) 99970-5786. Os interessados também podem comparecer pessoalmente ao Grupo Tejo, localizado na Av. Santa Terezinha, 950 – Centro, Joaçaba, quase em frente à Fiat Carboni.

Deixe seu comentário