Chuvas intensas causam estragos em Treze Tílias e Ibicaré; Lei de Ajuda Mútua garante apoio entre municípios
-
- IMAGENS DIVULGAÇÃO

As fortes chuvas registradas ontem provocaram prejuízos significativos nos municípios de Treze Tílias e Ibicaré, com registros de alagamentos, danos em estradas, interrupção de acessos e transtornos a diversas propriedades rurais e comunidades. O Município de Ibicaré decretou Situação de Emergência – Nível I.
Ibicaré também enviou máquinas e pessoal para auxiliar em Treze Tílias, graças a Lei Ordinária nº 2077/2025 – Lei de Ajuda mútua que autoriza o Poder Executivo de Ibicaré a ceder máquinas, equipamentos e pessoal a municípios de Santa Catarina que decretarem Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.
Com base nessa legislação, Ibicaré encaminhou máquinas e equipamentos para auxiliar Treze Tílias, reforçando o espírito de cooperação, solidariedade e integração regional. A lei permite que os recursos sejam utilizados no restabelecimento de serviços públicos essenciais, como a desobstrução e recuperação de vias, além de ações nas áreas de saúde, trânsito e segurança, conforme a necessidade de cada município.
Em Ibicaré, as comunidades mais atingidas foram Duque de Caxias, Três Corações e áreas adjacentes. Em Três Corações, uma estrada que liga a comunidade ao município de Iomerê teve o tráfego interrompido, após o desmoronamento de parte da pista, exigindo sinalização e monitoramento constante. Também foram registradas diversas propriedades alagadas, além de estradas danificadas, com pontos de erosão e grande acúmulo de lama ao longo das vias.
Em Treze Tílias, a intensidade e a rapidez da chuva impressionaram, causando estragos ao longo de vias urbanas e rurais, acúmulo de lama, comprometimento da infraestrutura viária, prejuízos a moradores, comércios e residências.
Em Ibicaré a administração segue monitorando a situação, prestando apoio às comunidades atingidas e reafirmando o compromisso com a recuperação da infraestrutura, a proteção da população e o trabalho conjunto entre os municípios diante de eventos climáticos extremos.
Qualquer ocorrência pode ser registrada junto a Defesa Civil pelo número (49) 99905-0695
Fonte: Ibicare.sc.gov.br

Deixe seu comentário