logo RCN
11/01/2025 09:38
DESTRUIÇÃO

Com ventos de 107km/h, tornado provoca destruição em SC

  • - IMAGENS DIVULGAÇÃO

Em nota técnica, Defesa Civil de Santa Catarina confirmou o fenômeno nesta manhã

IMAGENS DIVULGAÇÃO

A cidade de Urupema, na Serra Catarinense, considerada por lei como a Capital Nacional do Frio, foi atingida no sábado (18) por outro fenômeno meteorológico. A Defesa Civil confirmou que um tornado foi responsável pelos fortes ventos que atingiram a cidade, com mais gravidade na comunidade de Cedro.

As rajadas de vento chegaram a 107 km/h e tiveram seu pico entre 9h e 10h. Uma residência foi totalmente destruída e outras tiveram danos na estrutura, com destroços sendo arremessados a longas distâncias. Árvores, incluindo algumas de grande porte, foram arrancadas ou tombadas. Não há registro de feridos.

"O evento foi bastante destrutivo na comunidade de Cedro, em Urupema, com a destruição parcial de uma residência e destroços que foram arremessados por uma distância significativa, assim como árvores de grande porte que foram torcidas e tombadas. Pela análise dos danos, é possível concluir que os estragos foram resultados da atuação de um tornado", detalhou a Defesa Civil, em nota.

O Planalto Sul, região onde fica Urupema, e outras de Santa Catarina sofrem com o tempo instável nos últimos três dias, com ocorrências de enchentes, destelhamentos e deslizamentos. Até a sexta-feira (17), em 23 cidades no estado que decretaram emergência após sofrerem com as consequências dos temporais.

Em todo o estado, os bombeiros foram acionados para ocorrências em 83 municípios, segundo boletim divulgado às 19h30 de sexta-feira (17). G1SC


Oliveira mais velha do mundo tem mais de 3 mil anos e ainda produz azeitonas; saiba onde fica Anterior

Oliveira mais velha do mundo tem mais de 3 mil anos e ainda produz azeitonas; saiba onde fica

Governador diz que não haverá aumento de impostos em Santa Catarina Próximo

Governador diz que não haverá aumento de impostos em Santa Catarina

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade