Confraternizações de fim de ano aquecem movimento em bares e restaurantes de SC
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
O setor de alimentação fora de casa em Santa Catarina entra em dezembro com um clima mais favorável. As confraternizações de empresas, encontros familiares, celebrações de fim de ano e o pagamento do 13º salário impulsionam a procura por bares e restaurantes no estado e a expectativa é que o aumento no movimento seja um aquecimento para a temporada de Verão.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no total, 82% dos empreendedores catarinenses esperam ter alta no faturamento em comparação com o final do ano de 2024. Parte do otimismo vem da melhora dos indicadores do trimestre.
Após setembro registrar 27% dos negócios operando no prejuízo no país, o índice caiu para 20% em outubro. No mesmo período, 40% das empresas tiveram lucro, sete pontos a mais que no mês anterior. O Índice Abrasel–Stone também confirma a tendência, com alta de 1,6% nas vendas na comparação com setembro.
"Os números que tivemos em outubro nos mostram um ambiente mais positivo, com a recuperação da confiança do consumidor. Agora esperamos que este otimismo se mantenha no final do ano e durante a temporada de verão. A expectativa para Santa Catarina é uma alta no número de turistas, o que é fundamental para o setor de bares e restaurantes, uma vez que muitos estabelecimentos dependem do resultado do verão para se organizar para o restante do ano", avalia Juliana Débastiani, presidente da Abrasel SC.
De olho nas confraternizações e já pensando no verão, muitos empresários catarinenses têm buscado reforçar as equipes e investido na ampliação dos estoques. Entre os estabelecimentos do estado, 39% querem ampliar o quadro de funcionários. No entanto, a maior parte dos empresários ainda relata muitas dificuldades na contratação, especialmente pela falta de interessados nas vagas e pela escassez de profissionais qualificados.
Fonte: Oeste+

Deixe seu comentário