Pinheiro tinha mais de 30 metros de altura e caiu na tarde de sexta-feira dia 29
O fim de uma história. Uma árvore centenária foi derrubada na tarde de sexta-feira, dia 29, pela força do vento intenso que atingiu o município de Joaçaba, no Meio-Oeste. O vendaval atingiu mais de 100 km/h, conforme a Defesa Civil. O fato aconteceu na localidade de linha Ficanha.
De acordo com as informações da família que reside na propriedade onde o pinheiro estava plantado, a árvore possuía pouco mais de 400 anos e era um motivo de orgulho para eles. A planta possuía aproximadamente 35 metros de altura, além de ter cerca de 1,60 de circunferência.
A força do vento foi capaz de levar a árvore ao chão em quase sua totalidade, restando menos da metade dela em pé (veja abaixo). Entre as muitas histórias do pinheiro centenário, este resistiu à ação do homem e à modernização da sociedade ao ser poupada da construção de uma estrada de ferro e pela colonização dos agricultores que passaram pelo local.
No local, há a plantação de vários outros pinheiros, muitos deles de vários anos, alturas e circunferências, inclusive alguns sendo originados a partir da plantação de sementes oriundas da árvore centenária. Ed
Deixe seu comentário