logo RCN
10/01/2026 06:00
Administração Prisional

Governador assina Ordem de Serviço para construção do novo presídio de Araranguá

  • - IMAGENS DIVULGAÇÃO

IMAGENS DIVULGAÇÃO

O Governo do Estado de Santa Catarina deu mais um passo estratégico na modernização do sistema prisional com a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da nova unidade prisional de Araranguá, no Sul do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Jorginho Mello durante um ato realizado na manhã desta sexta-feira, 9, no Centro Multiuso de Araranguá.

O investimento da nova estrutura prisional é de R$ 54,44 milhões, com prazo de execução de 31 meses, e integra o conjunto de ações estruturantes voltadas ao fortalecimento da segurança pública e da política de ressocialização no Estado.

“Estamos ampliando o número de vagas no sistema prisional catarinense. Nosso governo pegou uma situação muito precária das unidades, além do déficit de vagas. Esse presídio aqui de Araranguá é um exemplo disso, unidade muito antiga e sem condições de funcionamento. Mas essa realidade já está mudando e vamos trabalhar para garantir que o preso que realmente quer voltar pra sociedade uma nova pessoa, terá a oportunidade com trabalho laboral e a possibilidade de estudar, fazer uma faculdade enquanto cumpre sua pena”, destacou o governador Jorginho Mello.

A nova unidade será implantada no mesmo terreno da atual estrutura e contará com 10.477,60 metros quadrados de área construída, ampliando a capacidade para 686 vagas. O projeto foi concebido para atender às demandas atuais do sistema penitenciário, com foco em segurança, eficiência operacional e alinhamento às diretrizes modernas de gestão prisional.

Após a conclusão das obras, a unidade existente, que hoje possui capacidade para 244 vagas, será totalmente demolida. A substituição do prédio antigo eliminará limitações físicas e operacionais, proporcionando melhores condições de segurança, controle e funcionamento da unidade.

Um dos diferenciais do novo complexo prisional de Araranguá é a previsão de espaços específicos destinados às atividades laborais das pessoas privadas de liberdade, reforçando o compromisso do Estado com a reintegração social e a redução da reincidência criminal.

Para a secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, o empreendimento representa um avanço significativo na política penitenciária catarinense.
“Essa obra simboliza um novo momento para o sistema prisional de Santa Catarina. Estamos investindo em estruturas modernas, mais seguras e com condições adequadas para o trabalho e a ressocialização, que são fundamentais para a redução da reincidência e para a segurança da sociedade”, afirmou a secretária.

A nova unidade prisional de Araranguá se soma a outras iniciativas em andamento no Estado, voltadas à ampliação de vagas, à modernização das estruturas existentes e ao fortalecimento da atuação integrada das forças de segurança, com resultados concretos para a população catarinense.

“Muito obrigado governador, o senhor que tem feito uma grande evolução do nosso estado com obras como essa. Dando oportunidade para os presos que buscam a ressocialização, agora com essa nova estrutura dessa unidade prisional na nossa cidade. Preciso agradecer em especial os investimentos que o Governo do Estado tem realizado aqui em Araranguá e na nossa região Sul”, acrescentou o prefeito de Araranguá, César Cesa.

Fonte: Estado.sc.gov.br​

Sargento policial foragido por abuso sexual contra crianças é preso em Blumenau Anterior

Sargento policial foragido por abuso sexual contra crianças é preso em Blumenau

Ibicaré abre processo seletivo para contratação temporária de profissionais da educação Próximo

Ibicaré abre processo seletivo para contratação temporária de profissionais da educação

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade