Governadores Jorginho Mello e Ratinho Júnior assinam convênio para duplicação da SC-417 entre Garuva e a BR-101
-
- IMAGENS DIVULGAÇÃO

O governador Jorginho Mello e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, assinaram o convênio para a duplicação da SC-417, no sábado, 20. O investimento de R$ 365 milhões é fruto de um acordo entre os dois estados sobre os royalties do petróleo a serem pagos pelo governo do Paraná em obras em Santa Catarina. O evento, em Guaratuba, no Paraná, também marcou a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da PR-412, entre Guaratuba e a cidade de Garuva, em Santa Catarina.
O desembolso é uma compensação pelo período em que o Paraná recebeu recursos a mais em royalties devido a um equívoco do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em delimitação de limites territoriais marítimos.
“Isso é uma demonstração de grandeza do Estado do Paraná, do governador Ratinho, com Santa Catarina. Isso era uma pendenga jurídica de 30 anos e Deus quis que fosse o Ratinho e o Jorginho que resolvessem isso. Ia ser transformado em precatório. A gente resolveu fazer mais duas obras importantes com esse dinheiro. O corredor é um eixo importante da economia, do turismo. A gente está pensando no futurol”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A obra

As intervenções contemplam rótulas, interseções, viadutos, elevados e passarelas, ampliando a capacidade e fluidez do tráfego e contribuindo para o desenvolvimento econômico, a redução de acidentes e a integração regional.
Pela proposta, as obras contemplam 19,188 Km da rodovia e serão divididas em três segmentos: Segmento 1: SC-417, trecho divisa PR ao entroncamento com a SC-416, com 5,304 km; Segmento 2: SC-417, trecho do entroncamento da SC-416 ao Contorno de Garuva e extensão de 5,332 Km; Segmento 3: Interseção BR-101 – Contorno de Garuva, percorrendo 8,552 Km.

Quem circula pela região também vai ter o que comemorar quando passar de Santa Catarina para o Paraná. É que ao final da SC-417, começa a PR-412 até Guaratuba. E com a assinatura da ordem de serviço vão ser aplicados R$ 254,5 milhões em um trecho de 12,8 quilômetros a ser duplicado. A obra foi licitada no regime de contratação integrada, que contempla a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, antes do início dos serviços no trecho em si. Com a formalização, começam os estudos e levantamentos dos projetos.
Fonte: Estado.sc.gov.br
Deixe seu comentário