logo RCN
10/01/2026 02:43
Retrospectiva 2025

HEMOSC avança em tecnologia, estrutura e qualidade dos serviços

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

Ações desenvolvidas ao longo do ano também ampliaram a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população catarinense

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), serviço vinculado ao Governo do Estado, destacou-se em 2025 pela consolidação de avanços tecnológicos e estruturais que fortaleceram a rede de atenção à saúde. Ações desenvolvidas ao longo do ano também ampliaram a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população catarinense.

Um dos principais marcos do ano foi o Governo do Estado ter investido na aquisição de 800 hemoglobinômetros, que tornou Santa Catarina pioneira no Brasil na adoção da tecnologia para medição ágil e precisa dos níveis de hematócrito – indicador essencial na avaliação da gravidade da dengue. Os equipamentos foram distribuídos aos municípios, contribuindo diretamente para o fortalecimento das ações de vigilância e prevenção de doenças.

Na área hemoterápica, o HEMOSC iniciou a implantação da técnica de Filtração Universal do Sangue, com projeto piloto em Florianópolis. O processo permite a remoção de 99,9% dos leucócitos dos hemocomponentes, elevando os padrões de segurança transfusional e a qualidade do sangue disponibilizado à população.
Os investimentos em infraestrutura também marcaram o período, com a modernização da recepção de doadores do HEMOSC Florianópolis, oferecendo um ambiente mais acolhedor e confortável. Ainda em 2025, tiveram início as obras da Unidade de Coleta e Distribuição de Sangue de Itajaí, ampliando a capacidade operacional da hemorrede estadual.

A valorização dos doadores ganhou destaque com o lançamento da nova carteirinha do doador, composta por oito modelos que reconhecem e incentivam a doação regular. No Dia Nacional do Doador, o HEMOSC contou com a parceria do artista plástico Luciano Martins, responsável pela criação do tema e da arte da campanha “Sou doador de sangue, e você?”.
A frota institucional foi ampliada com a aquisição de duas novas vans, destinadas ao transporte de doadores e ao apoio às coletas externas, ampliando o acesso aos serviços hemoterápicos. Outro avanço foi a expansão do Programa de Transfusão Pré-Hospitalar de Sangue Total, que passou a atender também a região do Grande Oeste, com a implantação do serviço em Chapecó.

No fortalecimento da produção de hemoderivados, o HEMOSC encaminhou à Hemobrás mais de 66 mil bolsas de plasma e recebeu do Ministério da Saúde seis freezers de alta tecnologia para armazenamento. A iniciativa qualifica ainda mais os serviços de hemoterapia, ao oferecer soluções modernas, eficientes e seguras, além de fortalecer a capacidade nacional de produção de hemoderivados.

Na área de transplantes, Santa Catarina mantém posição de destaque nacional, com atuação direta do HEMOSC em parceria com a SC Transplantes. A instituição é responsável pela realização de exames essenciais para a segurança e compatibilidade dos transplantes, além do acompanhamento pós-transplante dos pacientes.

Encerrando o ano, o HEMOSC manteve as principais certificações de qualidade que atestam a excelência de seus processos: ISO 9001:2015, ONA Nível 1 – Rede Integrada e AABB/ABHH, reafirmando seu compromisso com a qualidade, a segurança e a vida.

Fonte: RCN

IMAGEM DIVULGAÇÃO


Irani segue na carteira do Índice de Carbono Eficiente da B3 Anterior

Irani segue na carteira do Índice de Carbono Eficiente da B3

Governo de SC instala ar-condicionado em 100% das salas de aula, investe na qualificação da aprendizagem e amplia ensino técnico com 50 mil novas vagas Próximo

Governo de SC instala ar-condicionado em 100% das salas de aula, investe na qualificação da aprendizagem e amplia ensino técnico com 50 mil novas vagas

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade