logo RCN
12/07/2025 19:36
Esporte

Roberto Francisco Wesoloski recebe o título de Comendador do Esporte Catarinense

  • - IMAGENS DIVULGAÇÃO

O joaçabense e ex-atleta Roberto Francisco Wesoloski, o Betinho, recebeu, na noite de quinta-feira (10), um dos maiores títulos do desporto catarinense: a “Comenda do Mérito Desportivo”. A reverência foi entregue pelo Conselho Estadual de Esporte (CED), em solenidade realizada em Gaspar.
Dos oito novos comendadores, cinco são pessoa física, uma in memoriam e duas pessoas jurídicas. Eles foram reconhecidos pelas trajetórias e contribuições ao desenvolvimento e valorização do esporte em Santa Catarina. As honrarias referem-se ao ano de 2024.
“É uma honra e uma grande responsabilidade suceder Rudy José Nodari (in memoriam), que era o Comendador do Esporte na região. Uma pessoa que foi inspiração à minha trajetória”, ressalta Betinho, acrescentando que o objetivo é continuar servindo ao desporto catarinense, colaborando à formulação de políticas públicas. “A minha maior bandeira sempre foi o fortalecimento do trabalho de formação e base”.
Betinho agradece todos os que incentivaram e colaboraram para a conquista, em especial à família, que acompanhou todos os momentos da trajetória de 40 anos dedicada ao esporte. “O reconhecimento não é apenas do Roberto Francisco Wesoloski, mas de todos os que estiveram presentes na construção dessa caminhada”, enaltece.
Trajetória
Betinho se destaca pela dedicação e pelos relevantes serviços prestados a favor do esporte municipal, estadual e nacional. Além de idealizador, fundador e primeiro presidente da Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV), entidade comendadora do Desporto Catarinense desde 1996, ele atuou como superintendente da Fundação de Cultura e Esporte de Joaçaba de 2009 a 2011. Em 2009, foi proponente da legislação que criou o “Sistema Esportivo de Joaçaba”, incluindo a Lei Geral do Esporte, o Bolsa Atleta, o Fomento Esportivo, o Conselho e o Fundo Municipal de Esporte.
Também presidiu o Conselho Municipal de Esporte de Joaçaba de 2010 a 2012 e foi membro do CED de 2015 a 2019, contribuindo significativamente para a formulação de políticas públicas esportivas. Ele propôs matérias no Conselho Estadual que culminaram na aprovação das Leis Estaduais nº 17.828/2019 e nº 17.920/2020, que demonstram o compromisso com a promoção e regulamentação do esporte no estado.
Das principais colaborações ao desporto, a idealização do projeto “Bom de Bola, Bom de Escola”, que, desde 1998, atende crianças e adolescentes do Meio Oeste catarinense. Betinho também teve importante atuação no desenvolvimento da carreira de atletas renomadas como Natália Zilio Pereira, campeã olímpica de voleibol, e da paratleta Aline dos Santos Rocha, única mulher brasileira a competir em Paraolimpíadas de Verão e Inverno.
Como atleta, Betinho foi campeão Catarinense de Voleibol na categoria infanto-juvenil pela SER Sadia de Concórdia em 1986. No mesmo ano, em Goiânia (GO), representou Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Seleções de Voleibol, também na categoria infanto-juvenil, alcançando a terceira colocação. Competiu ainda nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) e em várias edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), representando as cidades de Joaçaba e Florianópolis.
Além da carreira esportiva, ele possui formação acadêmica diversificada. É graduado em Odontologia e pós-graduado em Radiologia e Imagiologia, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e mestre na área pela São Leopoldo Mandic de Campinas. Também atuou como professor nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Odontologia na Unoesc Joaçaba, de 2000 a 2017. Por fim, é graduado em Direito e pós-graduado em Administração Desportiva, ambos pela Unoesc, e está cursando Educação Física pela Uniasselvi.

IMAGENS DIVULGAÇÃO



Trabalhador(a), confira aqui algumas informações que são do seu interesse. Anterior

Trabalhador(a), confira aqui algumas informações que são do seu interesse.

Governo de SC assina decreto que veta pit bulls em locais públicos com multa de até R$ 5 mil Próximo

Governo de SC assina decreto que veta pit bulls em locais públicos com multa de até R$ 5 mil

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade