O momento é importante para a produção da uva, pois é quando os parreirais se encontram em floração.
Uma boa safra de vinhos é reflexo de uma boa colheita e produção de uvas de boa qualidade. Sendo assim, o atual momento é um dos mais importantes para a produção dessa fruta tão consumida nacionalmente.
É durante o mês de setembro que os parreirais começam a ganhar folhas e os pequenos frutos, que tão logo irão se tornar grandes cachos. Alguns, inclusive, passando dos 3kg em determinadas situações.
A produção de uva e por si do vinho é amplamente difundida na região do Meio-Oeste catarinense. Isso é reflexo da alta imigração de italianos para a região entre os séculos 19 e 20.
Cidades como Pinheiro, Tangará e Arroio Trinta são conhecidas em toda Santa Catarina pelos vinhos produzidos. O repórter Ernesto Júnior foi até o município que é considerado a capital catarinense da cultura italiana.
Arroio Trinta, tem tamanha relação com a Itália, que possui inclusive gemellaggio com a cidade de San Polo Di Piave. Sendo assim uma das cidades da região onde a viticultura é mais difundida.
Quem chega na cidade já se depara com uma vinícola e o seu amplo parreiral que preenche boa parte de uma montanha. Nele, segundo o Engenheiro Agrônomo Everlan Fagundes, encontram-se uvas dos mais variados modelos e que já estão em amplo desenvolvimento.
“Esse é um momento muito crítico para o produtor, o qual é o momento em que a gente mais tem que proteger as plantas de doenças. A medida que os cachos vão abrindo a gente tem que proteger as plantas do mildio”, afirma Fagundes.
Tempo influência produção de uvas
O clima vem sendo um dos principais fatores que levam os produtores a ficarem atentos. Principalmente depois de uma queda brusca das temperaturas na última semana. Porém, o engenheiro afirma que, mesmo com uma diferença tão grande, a produção não deve ser afetada.
A previsão de períodos de chuvas constantes na região, segundo Fagundes, é benéfica para a produção da uva. “Essas chuvas constantes são boas. Não tem um período de seca, então o desenvolvimento da planta deve ocorrer normal”. Porém, ele acrescenta que é preciso ficar atento a existência de umidade, para que doenças não afetem a safra do próximo ano. Rio Do Peixe
Deixe seu comentário