logo RCN
09/12/2025 10:19
ECONOMIA

Santa Catarina apresenta recuperação no mercado de touros em 2025

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

O Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentou o balanço final do mercado de reprodutores em Santa Catarina relativo a 2025. A análise, realizada com o apoio do Sistema Faesc/Senar — parceiro estratégico dos principais eventos agropecuários do Estado — demonstra retomada no volume de touros comercializados no Estado.

Após um período de retração, o ano marcou uma importante recuperação no mercado catarinense de touros. O volume de animais ofertados teve um aumento expressivo de 130% em relação a 2024. Apesar da expansão na oferta, o número de eventos permaneceu estável, mantendo o mesmo padrão observado nos anos anteriores.

De acordo com o professor Diego Cuco, responsável pelo GMG/Udesc, Santa Catarina voltou a níveis semelhantes aos registrados antes do pico da crise no preço do gado. “Ainda foi possível observar um aumento de aproximadamente 5% na liquidez total em relação ao ano anterior. Tivemos uma quantidade relativamente semelhante no número de eventos”, destacou.

Os leilões concentraram-se entre os meses de junho e outubro, variando de seis a sete eventos mensais, exceto setembro, quando foram realizados 11 leilões. Entretanto, esse mês — o de maior oferta — registrou a menor liquidez da temporada.

A temporada de 2025 também apresentou uma tendência já observada em anos anteriores: a antecipação dos leilões em relação às datas históricas e ao início das estações de monta. No total, foram acompanhados 37 eventos realizados em 15 cidades catarinenses, mantendo um padrão próximo ao de anos anteriores, porém com maior oferta média por evento, retomando níveis comparáveis a 2024.

As regiões com maior concentração de leilões permaneceram inalteradas: Meio Oeste, Oeste e Planalto Serrano, responsáveis por mais de 91% dos eventos realizados no Estado de reprodutores. O Meio Oeste respondeu por cerca de 32%, o Oeste por 30% e o Planalto Serrano também por 30%. As demais regiões representam 8%. Ao todo, 13 raças foram comercializadas ao longo da temporada, embora apenas 10 tenham sido incluídas nas análises finais. Os critérios consideraram participação mínima em ao menos três eventos com dois ou mais animais por leilão. Animais muito acima da média racial (mais de três desvios padrão) foram desconsiderados para evitar distorções estatísticas.

A representatividade das raças entre os touros ofertados foi distribuída da seguinte forma: Angus (18%); Braford (19%); Brangus (19%); Charolês (16%); Hereford (– 9%); Nelore – (7%); e outras raças – 12%. 

Fonte: Fecoagro

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Nicolly Agatha Moreira Leite é escolhida Peoa do Rodeio de Ibicaré 2026 Anterior

Nicolly Agatha Moreira Leite é escolhida Peoa do Rodeio de Ibicaré 2026

Homem é detido com revólver e mais de meio quilo de maconha Próximo

Homem é detido com revólver e mais de meio quilo de maconha

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade