Santa Catarina é referência no cuidado a pessoas estomizadas com mais de 6 mil atendimentos
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
Com ações contínuas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Santa Catarina consolida-se como uma das principais referências nacionais no cuidado humanizado a pessoas com ostomia. Atualmente, o Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada realiza cerca de 6 mil atendimentos mensais. O objetivo é promover a autonomia e a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a uma demanda crescente e de grande impacto social em todas as regiões do estado.
De acordo com dados de 2025 da SES, 6.078 pessoas são assistidas pelo programa mensalmente, sendo 5.779 com estomias intestinais, urinárias e fístulas cutâneas, e 299 com estomias respiratórias. O montante evidencia a abrangência, capilaridade e relevância social da política pública em todo o território catarinense.
A SES oferece 54 itens padronizados para estomias intestinais e urinárias, além de adjuvantes, e 10 itens específicos para estomias respiratórias. Santa Catarina destaca-se ainda por ser o único estado do país a ofertar uma linha de cuidado completa para pessoas laringectomizadas totais.
A assistência aos pacientes é realizada por equipes multiprofissionais qualificadas, capacitadas de forma contínua pela SES para a excelência do serviço. Em 2025, foram capacitados 317 profissionais da Atenção Primária e da Atenção Especializada, de forma presencial. Também foram realizadas encontros virtuais com várias regiões de saúde para esclarecer dúvidas, orientar fluxos de atendimento e fortalecer a rede de cuidado.
“Esse processo formativo contínuo amplia competências, integra redes de cuidado e fortalece o suporte ao autocuidado, elemento fundamental para a reabilitação e os resultados positivos alcançados em Santa Catarina”, explica a gerente de Habilitações e Redes de Atenção, Jaqueline Reginatto.
As ações de formação são realizadas de maneira regionalizada, abrangendo os 295 municípios do estado, com o apoio técnico e infraestrutura da Escola da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). Os cursos são ministrados por especialistas em estomaterapia, combinando aulas teóricas e práticas para elevar a qualificação dos profissionais envolvidos no cuidado.
Fonte: Saude.sc.gov.br

Deixe seu comentário