logo RCN
29/12/2024 12:31
Aconteceu

Senar forma 1ª turma do curso Técnico em Agronegócio de Joaçaba

  • - Foto Divulgação

A noite de sábado (19) foi especial para os 12 formandos da 1º turma do Curso Técnico em Agronegócio de Joaçaba. Realizada no restaurante da Sede Campestre do Clube 10 de Maio, a formatura foi promovida por meio do Serviço Nacional de aprendizagem Rural (Senar/SC) – órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) – em parceria com a Rede e-Tec Brasil e Sindicato Rural de Joaçaba.

Clemerson Pedrozo, vice-presidente executivo da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Joaçaba, foi o patrono da turma e o responsável por conduzir a solenidade. Também estiveram presentes a coordenadora da formação técnica do Senar/SC, Kátia Zanela, o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, o supervisor técnico do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Guilherme Romani de Mello (paraninfo da turma), a amiga da turma e secretária do polo Thatiane Ramos, entre outras lideranças e equipe do curso, além dos familiares dos formandos.

Com duração de dois anos, o principal objetivo do curso é formar e qualificar profissionais para a aplicação dos procedimentos de gestão e comercialização do agronegócio. Para a oradora da turma, Gabriela Bonamigo, a conclusão da formação simboliza o início de uma nova etapa na vida de todos. A nova técnica em agronegócio atua na propriedade dos pais nos finais de semana e acredita veemente na importância de manter viva a sucessão familiar.

“Estou muito feliz por esta conquista. O curso já abriu portas para o mercado de trabalho, e fez muito mais que isso, proporcionou a mim e ao meu irmão a oportunidade de levar para a nossa realidade tudo que aprendemos aqui”, afirmou Gabriela. A mesma ideia é compartilhada pelo novo técnico em agronegócio Marcos da Cruz Costa, que veio de Curitiba (PR) para participar do curso. “Já trabalho na área, e aprender na prática foi essencial para mim, o curso técnico nos proporciona viver o dia-a-dia e, com toda certeza, valeu a pena”, enalteceu.

Para a coordenadora da formação técnica do Senar/SC, Kátia Zanela, o momento é muito especial para todos os envolvidos. “Estamos muito felizes em entregar para Joaçaba e região técnicos em agronegócio formados pelo sistema Faesc Senar/SC. Sabemos que o agronegócio é uma vocação da região, esses profissionais terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo mudar a realidade das propriedades em que vivem”, comemorou Kátia.

De acordo com o vice-presidente executivo da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Joaçaba, Clemerson Pedrozo, o sentimento é de missão cumprida. “Hoje formamos 12 técnicos de grande valia para o agronegócio do meio oeste e região e já temos outra turma completa em Zootecnia, o que demonstra o êxito que foi essa turma. Nosso objetivo é levar o conhecimento até o produtor rural, que é o destinatário final das nossas atividades”. Ainda conforme Clemerson, formar novas lideranças é a ponte para fixar mais pessoas nas propriedades e o Sistema Faesc Senar/SC e Sindicato Rural estão cumprindo muito bem este papel.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, foi uma honra formar, em Joaçaba, a primeira turma desse curso que já é sucesso nos demais polos do estado. “Trata-se de uma formação que vem contribuindo para inovar e fortalecer o agronegócio, tanto nas propriedades como nas empresas e entidades do setor”.

Fonte: Ascom/Senar

Apagão no Sul e no Sudeste foi proposital, explica o Operador Nacional do Sistema Elétrico Anterior

Apagão no Sul e no Sudeste foi proposital, explica o Operador Nacional do Sistema Elétrico

Safra catarinense de pitaia é 40% maior em 2023 Próximo

Safra catarinense de pitaia é 40% maior em 2023

Deixe seu comentário