logo RCN
01/01/2025 08:54
Agro

Senar/SC disponibiliza 470 cursos gratuitos para o público do campo em setembro

  • - Imagem Divulgação

As propriedades rurais catarinenses são exemplos de organização, gestão, qualidade e produtividade, tanto que se destacam no país pelo empreendedorismo no campo.

Para auxiliar no desenvolvimento do setor agropecuário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), oferece diversas oportunidades de capacitação, assistência técnica e formação profissional. Entre as ações estão os cursos gratuitos do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). 

Somente no mês de setembro, estão abertas as inscrições para aproximadamente 470 treinamentos em todo o estado. Quem tiver interesse deve procurar o Sindicato Rural de sua região. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que o objetivo é auxiliar na produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo. “São beneficiados produtores e trabalhadores rurais que desejam aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e desenvolver suas propriedades. É importante frisar que estamos constantemente inovando para oferecer conhecimentos sobre as últimas tendências do setor produtivo nas mais variadas áreas”. 

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, explica que a Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e serviços relacionados, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social, são oferecidos treinamentos focados em educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato. “Os cursos de FPR e PS atendem às demandas identificadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor, visando fortalecer as atividades do campo, gerar renda e qualidade de vida”.

Entre os cursos oferecidos em todas as regiões do estado, no mês de setembro, estão os seguintes: Casqueamento e ferrageamento de equídeos; Turismo rural – produtos artesanais como recursos turísticos; Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos – NR 31; Artesanato de costura em tecidos; Programa especial negócio certo rural; Boas práticas de manipulação de alimentos; Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Inseminação artificial em bovinos e Programa especial – inclusão digital rural – iniciação à informática.

Também são oferecidos cursos como os de Primeiros socorros – trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde; Programa especial mulheres em campo; Doma racional de equídeos; Plantando para o futuro: horta escolar; Fruticultura – Implantação do pomar; Técnicas de manejo para controle e erradicação do cancro europeu das pomáceas; entre outros.

As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de sua região.

Fonte: MB Comunicação

Relacionamento de Amado Batista com estudante 48 anos mais nova está em crise Anterior

Relacionamento de Amado Batista com estudante 48 anos mais nova está em crise

Colisão entre carro e caminhão deixa uma pessoa morta na BR-470 Próximo

Colisão entre carro e caminhão deixa uma pessoa morta na BR-470

Deixe seu comentário