Senar/SC disponibiliza 470 cursos gratuitos para o público do campo em setembro
-
- Imagem Divulgação
As propriedades rurais catarinenses são exemplos de organização, gestão, qualidade e produtividade, tanto que se destacam no país pelo empreendedorismo no campo.
Para auxiliar no desenvolvimento do setor agropecuário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), oferece diversas oportunidades de capacitação, assistência técnica e formação profissional. Entre as ações estão os cursos gratuitos do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS).
Somente no mês de setembro, estão abertas as inscrições para aproximadamente 470 treinamentos em todo o estado. Quem tiver interesse deve procurar o Sindicato Rural de sua região. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que o objetivo é auxiliar na produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo. “São beneficiados produtores e trabalhadores rurais que desejam aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e desenvolver suas propriedades. É importante frisar que estamos constantemente inovando para oferecer conhecimentos sobre as últimas tendências do setor produtivo nas mais variadas áreas”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, explica que a Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e serviços relacionados, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social, são oferecidos treinamentos focados em educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato. “Os cursos de FPR e PS atendem às demandas identificadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor, visando fortalecer as atividades do campo, gerar renda e qualidade de vida”.
Entre os cursos oferecidos em todas as regiões do estado, no mês de setembro, estão os seguintes: Casqueamento e ferrageamento de equídeos; Turismo rural – produtos artesanais como recursos turísticos; Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos – NR 31; Artesanato de costura em tecidos; Programa especial negócio certo rural; Boas práticas de manipulação de alimentos; Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Inseminação artificial em bovinos e Programa especial – inclusão digital rural – iniciação à informática.
Também são oferecidos cursos como os de Primeiros socorros – trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde; Programa especial mulheres em campo; Doma racional de equídeos; Plantando para o futuro: horta escolar; Fruticultura – Implantação do pomar; Técnicas de manejo para controle e erradicação do cancro europeu das pomáceas; entre outros.
As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de sua região.
Fonte: MB Comunicação
Deixe seu comentário