logo RCN
09/09/2025 14:20
Saúde

Setembro Verde: Cepon é destaque em doação de córneas no estado

  • - IMAGENS DIVULGAÇÃO

IMAGENS DIVULGAÇÃO

Devolver a visão, a quem aguarda por essa chance, é um gesto de solidariedade que transforma vidas. Em Santa Catarina, foram realizadas 427 doações de córneas entre janeiro e agosto de 2025. O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo do Estado, é referência estadual e se destaca com 46 doações deste tecido ocular. Neste Setembro Verde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância de comunicar aos familiares a sua vontade de ser doador.

A doação de órgãos e tecidos só acontece com a autorização da família. Por isso, é essencial que cada pessoa manifeste em vida o desejo de ser doador, facilitando a decisão em um momento de dor. Foi o que aconteceu com Paulo Diogo, irmão de Dirceu que foi paciente do CEPON.

“Quando cheguei ao hospital, meu irmão já havia falecido. Ele estava sofrendo muito. A equipe me perguntou sobre a doação e eu disse sim, porque acredito que era algo que ele também gostaria. Foi um momento muito triste, mas decidimos doar as córneas e tudo o que pudesse ser aproveitado. Aqui em casa, conversamos sobre isso: queremos doar o que for possível, porque acreditamos nesse gesto”, destaca Paulo.

Mesmo pacientes oncológicos, que em muitos casos possuem restrições para a doação de órgãos e tecidos, podem ser doadores de córneas — salvo algumas exceções, como em situações de doenças onco-hematológicas. Isso é possível porque cerca de 90% das córneas avaliadas estão aptas para transplante e podem ser preservadas por até 15 dias após a retirada.

 “No CEPON, conduzimos todo o processo com ética e profundo respeito, garantindo que o corpo do doador seja tratado com dignidade, sem alterações na sua aparência, o que possibilita uma despedida serena e sem atrasos. A decisão de doar é um gesto de amor que transforma a dor em esperança e salva vidas”, explica o diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet.

Segundo a Central Estadual de Transplantes – SC Transplantes, este ano, até final de agosto, foram realizados 581 transplantes de córneas e escleras em Santa Catarina. Atualmente, 578 pessoas seguem na fila de espera.  Para muitas delas, a doação representa a única esperança de voltar a enxergar.

Converse com a sua família, fale sobre o desejo de doar. Esse gesto simples pode mudar destinos e devolver qualidade de vida a quem mais precisa. “Para a família doadora, em um momento de imensa dor, saber que seu ente querido proporcionou uma nova vida a outra pessoa pode trazer um profundo consolo e um novo significado à perda. É um legado de generosidade que continua a pulsar no mundo”, conclui Paulo.

Compromisso e resultados

Desde 2013, a Comissão Hospitalar de Transplantes do CEPON (CHT-CEPON) atua de forma ativa nesse processo. Até agora, já foram contabilizadas 1.031 doações. O trabalho da equipe rendeu à instituição o título de maior doador de córneas de Santa Catarina em 2018. “Cada doação pode beneficiar duas pessoas. Esse resultado só é possível graças à dedicação dos profissionais e à decisão solidária das famílias, que transformam a dor da perda em esperança para quem espera por um transplante”, afirma a coordenadora da Comissão, Enfermeira Giovanna Trescher.

Santa Catarina é referência nacional em doação e transplante de órgãos e tecidos. Por meio da SC Transplantes, que atua ativamente neste processo, é destaque nas taxas de doação (42,4 pmp) e a de não autorização familiar (28,4%). Mesmo com os dados positivos, a fila de espera continua sendo um desafio, reforçando a necessidade de ampliar a conscientização sobre a importância da doação.

Fonte: Estado.sc.gov.br

Operação policial localiza estufa com mais de 100 pés de maconha em SC Anterior

Operação policial localiza estufa com mais de 100 pés de maconha em SC

Incêndio em aviário mobiliza bombeiros durante a madrugada Próximo

Incêndio em aviário mobiliza bombeiros durante a madrugada

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade