logo RCN
14/10/2025 09:51
Simulado de incêndio

Simulado de incêndio esvazia fórum de Chapecó em pouco mais de 5 minutos

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

Um simulado de incêndio realizado no Fórum da comarca de Chapecó na última semana mobilizou servidores, magistrados e brigadistas. Promovida pela assessoria do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no poder Judiciário, a ação testou os procedimentos de evacuação do prédio, que tem oito andares e abriga cerca de 400 pessoas entre equipe e visitantes.

O exercício começou pontualmente às 14 horas da quarta-feira, dia 8, quando o alarme de emergência foi acionado. Em 5 minutos e 26 segundos, o edifício foi totalmente evacuado. Pouco depois, em 6 minutos e 25 segundos, o Corpo de Bombeiros já estava posicionado em frente ao fórum com caminhão de operações e ambulância.


Evacuação dos oito andares do prédio ocorreu em pouco mais de 5 minutos (Foto: Corpo de Bombeiros)
De acordo com o analista administrativo da Secretaria do Foro e líder da brigada voluntária, Antonio Marcos Krone, o objetivo do simulado foi preparar o maior número possível de servidores para agir corretamente em uma situação de emergência. Cerca de 250 pessoas participaram do exercício.

“Pelo menos uma boa parte da população fixa do fórum precisa estar preparada para tomar as decisões corretas e conduzir a evacuação pela melhor rota de fuga, de maneira segura e ordeira”, destacou Krone.

O fórum conta com 33 brigadistas e outros 22 colaboradores que auxiliam em situações de emergência. Antes do início do simulado, todos participaram de uma reunião para revisar as funções de cada equipe.

O capitão Marcus Imbrosio, da assessoria do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no Tribunal de Justiça, avaliou positivamente a ação. “O simulado se mostrou muito produtivo pelo engajamento dos servidores e magistrados. Agora vamos ouvir os brigadistas e os participantes para identificar pontos de melhoria e aprimorar ainda mais a segurança”, afirmou.

Para o juiz diretor do foro, Juliano Serpa, a experiência foi essencial para conscientizar os servidores. “Não queremos que aconteça um incêndio, mas, se um dia ocorrer, saberemos agir de forma tranquila. Muitos colaboradores descobriram rotas de fuga e saídas de emergência que não conheciam”, comentou.

Ainda neste ano, novas atividades de treinamento e simulações estão previstas nas comarcas de Brusque, Curitibanos, São Francisco do Sul, Florianópolis e Palhoça.
Fonte: Oeste+ 

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Saúde Estadual apresenta avanços e estratégias no I Simpósio de Prevenção e Controle do Câncer Anterior

Saúde Estadual apresenta avanços e estratégias no I Simpósio de Prevenção e Controle do Câncer

Evento do dia das crianças de Herval lota a Praça Próximo

Evento do dia das crianças de Herval lota a Praça

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade