logo RCN
11/01/2026 19:28
Macroeconomia

Trump assina decreto para proteger receita retida do petróleo venezuelano

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto com o objetivo de impedir que tribunais ou credores confisquem a receita vinculada à venda de petróleo venezuelano que é mantida em contas do Tesouro norte-americano contra "penhora ou processo judicial", disse a Casa Branca no sábado (10).

O decreto de emergência disse que a receita, mantida em fundos de depósito de governos estrangeiros, deve ser usada na Venezuela para ajudar a criar "paz, prosperidade e estabilidade".

O decreto foi assinado na sexta-feira (9), menos de uma semana depois que as forças dos EUA capturaram o líder venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.

Várias empresas têm reivindicações de longa data contra o país. A Exxon Mobil e a ConocoPhillips, por exemplo, deixaram a Venezuela há quase 20 anos, depois que seus ativos foram nacionalizados. Ainda lhes são devidos bilhões de dólares.

A ordem não menciona nenhuma empresa específica. Ela declara que o dinheiro é propriedade soberana da Venezuela, mantido sob custódia dos EUA para fins governamentais e diplomáticos e não está sujeito a reivindicações privadas.

"O presidente Trump está impedindo a apreensão da receita do petróleo venezuelano que pode prejudicar os esforços críticos dos EUA para garantir a estabilidade econômica e política na Venezuela", disse a Casa Branca em comunicado.

Fonte: CNN

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Abertura de empresas cresce 13% e bate recorde em Santa Catarina Anterior

Abertura de empresas cresce 13% e bate recorde em Santa Catarina

Trabalhador morre ao sofrer queda de aproximadamente 15 metros de altura Próximo

Trabalhador morre ao sofrer queda de aproximadamente 15 metros de altura

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade