Verstappen vence no México, Perez decepciona e Hamilton encosta na vice-liderança
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
Max Verstappen está quebrando todos os recordes nesta temporada da Fórmula 1. O piloto da Red Bull, que já garantiu o título de 2023 há algumas corridas, no Catar, venceu o Grande Prêmio do México, realizado no domingo (29), no Autódromo Hermanos Rodríguez.
Com a vitória, Verstappen somou 51 triunfos na carreira e se igualou ao tetracampeão Alain Prost. O recorde de vitórias em uma única temporada também era dele, com 15 em 2022, mas foi ampliada para 16 com a vitória no México.
Lewis Hamilton superou os Ferrari e garantiu a segunda posição no pódio. Com a P2, Hamilton se aproximou novamente de Sergio Perez na disputa pelo vice-campeonato. Se, por um lado, Hamilton fez uma grande corrida no México, Perez decepcionou o seu público ao abandonar a corrida na primeira curva, depois de um incidente com Charles Leclerc. Mesmo com danos, Leclerc garantiu a última posição no pódio para a Ferrari.
Hamilton garantiu o ponto extra pela volta mais rápida da corrida no fim e a diferença para Perez agora está em 20 pontos.
Carlos Sainz selou a boa corrida da Ferrari na Cidade do México na quarta posição. Lando Norris, da McLaren, superou George Russell, da Mercedes, nos estágios finais das 71 voltas para terminar na quinta posição.
Daniel Ricciardo, que largou na quarta posição, terminou atrás de Russell na P7. Oscar Piastri, da McLaren, Alexander Albon, da Williams, e Esteban Ocon, da Alpine, completaram os 10 primeiros que pontuaram no México.
A corrida
Verstappen partiu da terceira posição do grid e largou muito bem, foi para parte de dentro da pista e emparelhou com o pole Leclerc. Perez se aproveitou do vácuo da Ferrari e posicionou seu RB19 pela parte de fora, Na tangência da primeira curva, o mexicano ficou sem espaço e acabou tocado por Leclerc. Como resultado, Perez saltou e foi para fora da pista, danificando o seu Red Bull. Ele ainda conseguiu levar o carro até os boxes, mas acabou abandonando a corrida.
Além de Verstappen, outro destaque da largada foi Nico Hulkenberg, da Haas. O alemão conseguiu quatro posições antes do fim da primeira volta.
Russell e Piastri travaram uma disputa pela P6, mas o australiano da McLaren prevaleceu e manteve a posição.
Um safety car virtual breve foi ativado na volta 5 para retirar destroços do carro do Leclerc, que seguia na pista na P2.
Hamilton demorou quase 10 voltas para ultrapassar Ricciardo na disputa pela quarta posição. Neste momento, Verstappen tinha três segundos de vantagem para Leclerc, enquanto 2,5s separavam Sainz do seu companheiro de equipe e o mesmo era necessário para Hamilton se aproximar dos Ferrari.
Stroll, que largou dos boxes, ultrapassou seu companheiro de equipe na Aston Martin, Fernando Alonso, na volta 13, enquanto ambos disputavam a 15ª posição.
Duas voltas depois, na 15, Hamilton aos poucos tirava a diferença para Sainz, que já era de 1,5s. Na 19, apenas meio segundos separavam a dupla.
Na volta 20, Verstappen foi aos boxes e retornou na sexta posição com pneus duros novos, depois da grande maioria dos pilotos, incluindo o holandês, optarem por largar com os compostos médios. O atual campeão mundial não demorou para superar Piastri e assumir a quinta posição.
Hamilton foi aos boxes e voltou na sétima posição, 10 segundos atrás do seu companheiro de equipe Russell, que fez sua parada para troca de pneus uma volta depois e retornou atrás de Piastri – que já havia feito seu pit stop – na P10.
No giro 29, Verstappen usou o DRS para assumir a segunda posição de Sainz. Mesmo sem parar nos boxes, a vantagem de Leclerc na liderança era de apenas oito segundos.
Na volta 30, Sainz foi para os boxes e trocou seu médio por duros novos, mas perdeu a posição para Hamilton e voltou seis segundos atrás do britânico na quarta posição. Uma volta depois, foi a vez do líder Leclerc. O piloto da Ferrari voltou na P2 e três segundos à frente de Hamilton.
Magnussen bateu forte e trouxe o safety car para a pista na volta 34. Imediatamente, Verstappen foi aos boxes. O piloto da Haas teve uma quebra na suspensão do seu VF-23 ao passar pela zebra e bateu de lado nas proteções. O carro do dinamarquês chegou a pegar fogo, mas o piloto já havia saído do carro. A bandeira vermelha foi agitada e a corrida interrompida.
Na relargada, a Mercedes optou por pneus médios contra os duros da Ferrari. Verstappen manteve a P1 quando o sinal verde foi mostrado. Enquanto isso, Hamilton partiu para cima de Leclerc, mas não conseguiu superar o piloto da Ferrari.
Quando o DRS foi novamente liberado, na volta 39, Hamilton ultrapassou Leclerc e assumiu a vice-liderança da corrida. Russell também ameaçava a quarta posição de Sainz.
Na volta 58, a McLaren pediu para que Piastri liberasse a passagem de Norris. O britânico realmente estava mais rápido. Dois giros depois, Norris já havia ultrapassado Ricciardo na briga pela quinta posição e se aproximava de Russell.
Alguns giros depois, Norris fez uma manobra impressionante para superar Russell e assumir a quinta posição.
Stroll e Bottas tocaram na sessão do estádio. O canadense foi para os boxes e abandonou a corrida.
Confira o resultado do GP do México de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) George Russell (Mercedes)
7) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
11) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
12) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
13) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
14) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
DNF) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
Terra
Veja Também:
Igor Jesus ganha rodagem com o Brasil no Pan-Americano antes de se apresentar a Tite no Flamengo
Deixe seu comentário