Em função do calor intenso que é previsto para os próximos dias, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a população de que as temperaturas terão grande elevação, o que vai desencadear uma umidade relativa do ar baixa, exigindo mais cuidado e atenção das pessoas em relação à saúde.
O predomínio do vento do quadrante noroeste/norte, que transporta ar quente da porção central do Brasil, vai manter as temperaturas altas no Estado, conforme o órgão estadual. Nas tardes, as máximas ficam acima dos 30°C na maior parte do estado e até mesmo se aproximam dos 40°C no Grande Oeste e no Litoral Sul.
Nas madrugadas as temperaturas também não devem cair muito e em alguns dias vão permanecer acima dos 20°C no interior do estado. Todo este aquecimento, vai configurar uma onda de calor, que por sua persistência resulta em risco para a saúde da população. Tal situação, é ainda agravada pela redução significativa da umidade relativa do ar nas tardes, que tende a ficar abaixo de 20%, sobretudo no Grande Oeste.
O risco é considerado moderado nas áreas em amarelo no mapa acima para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo e a umidade baixa. Nas áreas em verde o risco é considerado baixo. Na sequência, veja as recomendações da Defesa Civil.
A Defesa Civil recomenda:
Evite atividades físicas.
Ingira bastante líquido, frutas e vegetais, mantendo-se hidratado.
Umedeça o ambiente, deixando vasilhas com água, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos.
Limpe os olhos com algodão e água esterilizados para evitar problemas oculares.
Fonte: Ed
Deixe seu comentário