logo RCN
16/01/2025 08:55
capturado

Filhote de lagarto é capturado e devolvido à natureza em Joaçaba

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

A Polícia Militar Ambiental registrou na tarde de terça-feira, dia 14, a captura de um filhote de lagarto após o animal ser acuado por cães em uma área urbana no município de Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina.
Conforme a polícia, uma pessoa capturou o réptil e foi até o quartel. Biólogos realizaram uma avaliação e verificaram que o lagarto teiú não apresentava sinais de lesão e poderia retornar para a natureza em segurança (veja o vídeo ao final do texto).
“Lembramos que nessa época do ano (verão), os lagartos teiús costumam se reproduzir e sair em busca de alimento, sendo comumente vistos repousando ao sol. Por isso, é importante tomarmos todos os cuidados para manter a sobrevivência desse animal em nossa região, já que ele possui papel ecológico fundamental na cadeia alimentar e na dispersão de sementes”, disse a polícia em uma publicação nas redes sociais.
O animal também pode ser considerado um excelente controlador de pragas no meio urbano, além de animais peçonhentos, já que possui hábitos generalistas, o que faz com que se alimente “de tudo”, incluindo pequenos roedores, como ratos, pequenas aves, cobras, lagartas e insetos variados. Sapos e rãs ainda fazem parte da dieta da espécie, além de frutas e folhas.
O lagarto-teiú é o maior do Brasil e pode ser encontrado em todas as regiões do país e também no norte da Argentina. O tamanho do animal pode chegar a até 2 metros de comprimento, sendo que somente o rabo mede aproximadamente 50 centímetros. O peso pode chegar a 5 quilos.

Fonte: Oeste+

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Homem é encontrado morto dentro de veículo no Centro de Concórdia Anterior

Homem é encontrado morto dentro de veículo no Centro de Concórdia

Chapecoense e Concórdia estreiam com empates no Campeonato Catarinense Próximo

Chapecoense e Concórdia estreiam com empates no Campeonato Catarinense

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade