A cadeia produtiva de ovinos e caprinos de SC conquista espaço no mercado internacional. A empresa Guatapará Indústria e Comércio de Carnes, localizada no município de Guatambu, SC, recebeu o certificado de habilitação para abate HALAL para os mercados interno e externo. Com isso, o setor ganha espaço para seu crescimento.
Iniciativas dessa natureza por parte das empresas do setor vêm ao encontro das ações das políticas públicas defendidas pela Secretaria da Agricultura de Santa Catarina e contam com o apoio dos programas do Sebrae, Senar, FAESC e associações de produtores. Como essa indústria atua na prestação de serviços de abate e processamento para diversas empresas do Brasil, essa certificação facilita a inserção das mesmas nos mercados mais exigentes.
O sistema de abate HALAL é uma exigência cultural muçulmana. A carne HALAL é proveniente de um procedimento de abate especial. O termo “HALAL” quer dizer “lícito”, ou seja, que é liberado para consumo. Hoje, a Guatapará se enquadra na inspeção SISBI e já está em andamento com as adequações para evoluir para SIF, vislumbrando o mercado interno e externo.
Fonte: Fecoagro
Deixe seu comentário