logo RCN
12/07/2025 03:30
Cultura

Casa da Cultura Rogério Sganzerla transforma arte em ferramenta de cuidado e bem-estar

  • - IMAGENS DIVULGAÇÃO

A partir de 2025, a Casa da Cultura Rogério Sganzerla, por meio da chefe de Atividades Culturais e Turísticas, Caroline Brunoni, passou a promover vivências artísticas voltadas ao bem-estar e à saúde emocional de profissionais e públicos atendidos por diferentes secretarias do município de Joaçaba. A iniciativa vem sendo articulada em parceria com as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, com o objetivo de utilizar a arte como uma ferramenta de acolhimento, escuta e desenvolvimento humano.
Segundo Caroline Brunoni, idealizadora e responsável pela realização do projeto, as vivências artísticas oferecem aos participantes a oportunidade de conexão com suas próprias emoções e histórias. “São momentos onde as pessoas se deparam com conteúdos delas mesmas e, por meio da leitura simbólica de suas ações na arte, encontram maneiras de melhorar sua qualidade de vida. Isso pode ocorrer por mudanças de atitude, de pensamento, de postura ou mesmo pela reorganização de aspectos da rotina. A arte proporciona esse caminho com sensibilidade e profundidade,” explica Caroline.
Na área da assistência social, as vivências já acontecem mensalmente com famílias atendidas pelo CREAS, com atividades específicas para cada grupo, levando em consideração as necessidades de cada serviço. Além disso, os profissionais da assistência também participam das vivências com foco no autocuidado, movimento alinhado às diretrizes que preconizam o bem-estar dos servidores públicos.
No setor da saúde, profissionais também participam, uma vez por mês, das atividades promovidas na Casa da Cultura, com técnicas artísticas escolhidas de forma estratégica, de acordo com a abordagem e os objetivos pretendidos. Cada material utilizado tem uma função específica, ampliando os impactos positivos no emocional e no bem-estar dos participantes.
Na educação, a proposta inclui profissionais da rede municipal, que participam das vivências mensalmente. E a partir do segundo semestre, com o retorno do recesso de julho, será retomado o projeto "A revolta virou arte", na Escola Municipal Nuperajo, no qual, por meio de diferentes técnicas artísticas, será desenvolvida a educação emocional com os alunos, permitindo canalizar emoções e expressar questões internas de maneira criativa e construtiva.
Além das vivências, a Casa da Cultura também tem desenvolvido exposições itinerantes em parceria com as secretarias de Educação e Assistência Social, levando arte diretamente aos locais de atendimento. Um exemplo disso é a exposição "Entre Agricultoras", que foi levada ao Centro de Referência do Idoso (CRI). A exposição reúne fotografias, instalações e lambe-lambes que retratam a rotina das mulheres agricultoras, com o intuito de promover a autovalorização e convidar o público a olhar para si mesmo com mais acolhimento e poesia.
A partir da próxima semana, a Casa da Cultura iniciará a circulação da exposição "Entre Voos e Alegorias", que reúne obras realizadas no Oleijho Cultural de 2024. A exposição será levada para duas escolas do município, onde ficará exposta por uma semana em cada uma delas. A Casa da Cultura realizará a intermediação da exposição nas escolas e também promoverá oficinas para os alunos, ajudando-os a compreender o significado das obras e estimulando a reflexão por meio da arte.
Caroline destaca ainda o comprometimento institucional que tem tornado essas ações possíveis. “É fundamental que tanto a Secretaria da Assistência Social quanto a Secretaria da Saúde permitam que essas vivências ocorram dentro do horário de trabalho das profissionais. Isso mostra um comprometimento real com o bem-estar e reconhece a arte como uma ferramenta legítima de cuidado e desenvolvimento,” afirma Caroline.
A proposta é ampliar esse modelo ao longo do ano, fortalecendo ainda mais os vínculos entre arte, saúde, educação e assistência social, e consolidando Joaçaba como referência em políticas públicas que valorizam a sensibilidade, a escuta e o cuidado por meio da cultura.

IMAGENS DIVULGAÇÃO



Projeto “Café + Ideias” aproxima empresários da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba Anterior

Projeto “Café + Ideias” aproxima empresários da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba

Polícia Militar intensifica o combate à Farra do Boi na Operação Quaresma Próximo

Polícia Militar intensifica o combate à Farra do Boi na Operação Quaresma

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade