Chuva volumosa e persistente coloca regiões de SC em estado de ‘atenção’
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
A previsão de chuva volumosa e persistente entre sábado (13) e domingo (14) coloca regiões de Santa Catarina em estado de ‘atenção’, conforme aviso meteorológico da Defesa Civil do Estado.
Para o sábado (13), um novo sistema de baixa pressão deve provocar chuvas intensas e volumosas, com previsão de aumento de intensidade entre a tarde e a noite, persistindo até a tarde de domingo (14).
A persistência de chuva volumosas intensas começaram a ser observadas na tarde de quinta-feira. O Alto Vale do Itajaí foi uma das regiões mais impactadas, com acumulados que alcançaram entre 50 e 80 mm até o amanhecer de sexta-feira (12).
Na tarde de sábado (13), as chuvas se concentraram no planalto norte, sem acumulados significativos no Alto Vale.
Confira as regiões afetadas em Santa Catarina pela chuva persistente e volumosa
O órgão aponta que essas condições elevam o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente nas áreas identificadas em laranja no mapa de alertas, enquanto as áreas em amarelo apresentam risco moderado.
Chuva persistente e volumosa coloca regiões de SC em estado de 'atenção'
Os acumulados podem chegar a 100-150 mm no Meio Oeste e de 80-120 mm em áreas como Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, com picos ainda maiores nas encostas, conforme a Defesa Civil.
De acordo com a Defesa Civil, após a passagem do sistema no mar entre domingo à noite e segunda-feira, espera-se uma redução das chuvas na maior parte do estado, exceto nas regiões entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
A circulação marítima intensificada continuará a trazer chuvas persistentes e volumosas nessas áreas, mantendo o alerta para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) continua monitorando a situação de perto e atualizando constantemente os avisos hidrometeorológicos e geológicos. É fundamental que a população esteja atenta aos alertas emitidos pela SDC para garantir a segurança e tomar as medidas preventivas necessárias. SCC10
Deixe seu comentário