Desastres naturais: presidente Zílio sugere elaboração de plano de ação
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
Previsões de cientistas apontam que eventos climáticos extremos como as intensas chuvas recentemente ocorridas no Rio Grande do Sul, estiagens ou mesmo ventos de forte intensidade podem ocorrer com cada vez mais frequência. Diante disso, planos de ação emergencial tornam-se extremamente necessários para minimizar os efeitos catastróficos.
Atento a esta necessidade, o vereador Vilmar Zílio, Presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba apresentou a Indicação nº 194/2024, na qual sugere à prefeitura de Joaçaba que, junto da Defesa Civil, elabore um Plano Municipal de Contingência (Plancon) para catástrofes naturais. O presidente ressalta que o mesmo deve apresentar definições de procedimentos, ações e decisões que serão tomadas em caso de eventos extremos, observando as áreas de possíveis alagamentos, e desmoronamentos, visando a evacuação das áreas, bem como, o deslocamento das pessoas e animais que possam vir a ser afetados.
Ainda, sugere-se que neste Plano de Contingência conste os eventuais locais para acolhimento de desalojados e práticas a serem adotadas pela sociedade civil em momentos de catástrofes naturais. O presidente Zílio falou ainda sobre as medidas relacionadas ao meio ambiente que se fazem necessárias a médio e longo prazo, como por exemplo, o desassoreamento dos rios, tema que ele tem abordado desde 2021, no início de sua legislatura.
17-06-24
Deixe seu comentário