A carreta Agro pelo Brasil da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) marcará presença em dois eventos do agronegócio catarinense, no mês de fevereiro. Essa estrutura itinerante foi projetada para ser multiuso e apresentará as iniciativas do Sistema CNA/Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, com o objetivo de levar tecnologia, inovação e conhecimento aos produtores rurais.
O primeiro evento com a presença da carreta no estado será o 26º Itaipu Rural Show, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho (SC), oeste catarinense, no período de 19 a 22 de fevereiro. Em seguida, no período de 25 a 27 de fevereiro, será a vez do Show Tecnológico Coopercampos dispor do veículo itinerante, no Campo Demonstrativo Coopercampos em Campos Novos , no meio-oeste.
Lançada no ano passado, a Carreta Agro pelo Brasil esteve em Santa Catarina pela primeira vez em fevereiro de 2024, quando participou de três eventos: Itaipu Rural Show, Tecnoeste e Show Tecnológico Coopercampos. “Tivemos o privilégio de sermos o segundo estado a receber a estrutura, na época, recém-lançada”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC) e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo.
A carreta é uma iniciativa do Sistema CNA com foco na promoção de suas ações em eventos do agronegócio por todo o país. Durante os eventos em Santa Catarina , o espaço contará com minicursos e palestras realizadas por técnicos e supervisores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além de atividades do Programa de Formação Profissional Rural (FPR).
Pedrozo realça que a presença do veículo itinerante em Santa Catarina reforça o compromisso do Sistema CNA/Faesc/Senar com o desenvolvimento do agronegócio. “Nosso estado tem uma forte vocação no setor e a carreta serve como uma importante fonte de disseminação de conhecimento e tecnologias, promovendo inovação e sustentabilidade no campo. Ao oferecer capacitação para os produtores rurais e estimular a adoção de novas tecnologias, a estrutura fortalece as cadeias produtivas locais e aumenta a competitividade no campo”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, complementa que a iniciativa trará importantes diferenciais aos eventos, pois conta com estrutura completa para aperfeiçoar ainda mais as capacitações e orientações aos produtores. De acordo com ele, a iniciativa oportunizará demonstrar, de forma otimizada, todas as ações da ATeG, que atualmente atende 11 cadeias produtivas em Santa Catarina (agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura, ovinocultura de corte, piscicultura e turismo rural).
CARRETA AGRO PELO BRASIL
A Carreta Agro pelo Brasil foi projetada para levar as ações do Sistema pelo País. São 98 metros quadrados de área útil idealizada para se adaptar aos diversos tipos de eventos e inúmeros projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar. Com ambiente destinado à harmonização e degustação de alimentos (cozinha experimental), o espaço traz uma bancada, equipamentos, utensílios e capacidade para 17 pessoas sentadas.
DECK
Espaço de convivência no topo da carreta
IMERSÃO
Experiência impactante de projeções de vídeos e sons.
COZINHA EXPERIMENTAL
Espaço de degustação com balcão para até 17 pessoas sentadas e cozinha funcional.
ESTÚDIO PODCAST
Estúdio moderno com capacidade para até 4 participantes.
FEIRA DE PRODUTOS ARTESANAIS E TRADICIONAIS
Feira de produtos artesanais e tradicionais montada no ambiente externa à carreta.
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
Palco para apresentações culturais.
REUNIÕES
Ambiente equipado com internet e bancada para até 17 pessoas sentadas.
PALESTRAS
Painel de vidro do espaço multiuso se abre criando um palco para a área externa.
OFICINAS E CURSOS
Ambiente para ações de capacitação do Senar.
Deixe seu comentário