Um eclipse parcial da Lua será visível no Brasil na noite de terça (17) para quarta-feira (18). Para acompanhá-lo, não é preciso instrumento específico ou cuidado especial. O Observatório Nacional ainda vai transmiti-lo pelo canal no YouTube.
Segundo Josina Nascimento, astrônoma do Observatório, um eclipse parcial da Lua acontece quando somente uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra.
A previsão para o evento é a seguinte:
Início do eclipse penumbral às 21:41:07
Início do eclipse parcial às 23:12:58
Máximo do eclipse parcial às 23:44:18
Fim do eclipse parcial já no dia 18 às 00:15:38
Fim do eclipse penumbral no dia 18 às 01:47:27
“A penumbra é uma sombra mais clara, que ainda recebe um pouco de luz do Sol, então, quando a Lua está na penumbra não se percebe nenhuma mudança a olho nu. A essa fase chamamos de fase penumbral. Há eclipses que são somente penumbrais. Ou seja, a Lua penetra na penumbra e depois sai da penumbra”, explica Josina.
Este será o segundo eclipse lunar de 2024. “Os eclipses da lua podem ocorrem com mais frequência duas vezes por ano. Pode acontecer de forma mais rara que haja somente um eclipse da Lua em um ano ou três em 1 ano”, fala a astrônoma.
A condição para ver um eclipse lunar é que a Lua esteja acima do horizonte no local onde a pessoa está e que não haja nuvens encobrindo o satélite natural.
Fonte: SCC10
Deixe seu comentário