Esta iniciativa visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho para moradores de Santa Catarina em situação de vulnerabilidade
As inscrições para CNH gratuita em SC iniciam no dia 15 de julho, segunda-feira. Os moradores de Santa Catarina em situação de vulnerabilidade cadastrados no CaDúnico poderão obter a gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação através do programa CNH Emprego na Pista.
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, em parceria com o DETRAN/SC e o SEST SENAT, que visa promover a inclusão social e oferecer oportunidades de emprego no setor de transporte terrestre através da obtenção ou mudança de categoria da CNH.
A Defensoria Pública de Santa Catarina informou que o programa beneficiará 30 mil pessoas de baixa renda que precisam da habilitação para trabalhar.
As categorias abrangidas incluem A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta). As inscrições estarão disponíveis no site Emprego na Pista, do Detran catarinense, onde também será possível fazer uma simulação para verificar a elegibilidade.
Como o programa vai funcionar?
O Estado de Santa Catarina vai custear os serviços referentes a 1ª Habilitação, Mudança de Categoria ou Inclusão de EAR.
O SEST SENAT vai auxiliar o DETRAN na operacionalização do Programa, porque já tem uma grande experiência na execução desse tipo de serviço.
O SEST SENAT fará a conferência dos documentos e, quando necessário, recrutará a Secretaria de Assistência Social para consulta ao banco de dados do CADúnico.
Com a documentação correta, os candidatos serão direcionados aos Centro de Formação de Condutores (CFC) para iniciar as aulas teóricas.
Após o exame teórico, o aluno realizará 02 cursos de 04 horas de duração cada, oferecidos pelo SEST SENAT. São cursos profissionalizantes, por exemplo:
Comunicação verbal e não verbal;
Noções de empregabilidade;
Noções de Gestão de pessoas;
Noções de percepção de riscos;
Qualidade de vida no trabalho;
Qualidade no atendimento ao cliente;
Relacionamento interpessoal e ética no trabalho;
Noções de gestão do tempo
Depois de concluído, o aluno está apto a iniciar as aulas práticas. Ao realizar o exame prático de direção, o motorista sairá do Programa com uma CNH com marca EAR (Exercício de Atividade Remunerada) e 02 (dois) cursos profissionalizantes. Pronto para encarar o mercado de trabalho!
Requisitos para participar da CNH gratuita
Saber ler e escrever
Ser maior de 18 anos
Possuir cadastro de pessoa física (CPF)
Residir em Santa Catarina há mais de dois anos
Ser penalmente imputável
Possuir cadastro ativo no CadÚnico
Não ter sido condenado por crime de trânsito enquanto durarem seus efeitos
Não possuir qualquer bloqueio judicial ou administrativo registrado em sistema que impossibilite a obtenção de CNH
Esta iniciativa visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho para moradores de Santa Catarina em situação de vulnerabilidade.
Portal RBV
Deixe seu comentário