logo RCN
23/01/2025 10:19
AGRO

Lançada a Década da Agricultura Familiar na região de Joaçaba

  • - IMAGEM EXPRESSO IMPRESSO

Lançada a Década da Agricultura Familiar na região de Joaçaba
Aconteceu na sexta-feira (14) no município de Joaçaba, o lançamento da Década da Agricultura Familiar na região, com a presença de várias autoridades e especialmente do vice-presidente da Fetaesc (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina), Luiz Sartor.
A Década da Agricultura Familiar que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa criar um ambiente político propício para fortalecer a agricultura familiar em Santa Catarina.
Sartor salientou que entre os itens que serão trabalhados pela agricultura familiar, está a sucessão familiar que busca incentivar o jovem a permanecer no campo e também a inclusão da mulher no sistema produtivo e administrativo das propriedades,
“Somos sabedores da importância das mulheres dentro das propriedades, porque além dos serviços domésticos ela ainda auxilia na parte produtiva e na organização, então queremos fortalecer cada vez mais essa ação”.
O vice-presidente da Fetaesc reafirma que por algum tempo a federação vem sentindo o crescimento no êxodo rural.
“É preciso que nós venhamos a sentar e conversar com os governantes, para que se criem políticas públicas que faça permanecer o jovem no campo. Sabemos da existência dos problemas, e agora temos que resolver”.
Na oportunidade esteve presente o coordenador regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Joaçaba, Bruno Pelegrini que destacou em sua fala, o tratamento diferenciado que vem acontecendo no IMA local.
“Buscamos desde que assumimos o cargo, atender diferente as pessoas que nos procuram, além de tentar buscar solução para os problemas que nos são apresentados. Lembrando que nossa missão no IMA de Joaçaba que atende 21 municípios, é defender a natureza e o meio ambiente, mas também a economia e o empreendedorismo. É isso que buscamos conciliar”.
Pelegrini destacou a cobrança que tem sido feita pelo governador do Estado, Jorginho Mello, para que os processos que estão ou que deram entrada no IMA tenham andamento.
“Temos buscado levar isso à risca, mas algumas vezes notamos que o empreendedor por ser leigo no meio ambiente enfrenta dificuldades porque não está sabendo contratar um bom consultor, o que dificulta o andamento do seu projeto”.
O gerente regional da Epagri em Joaçaba e Campos Novos, Túlio César Dassi, que compareceu no evento, destacou que a Epagri é parceira de todas as instituições que atuam no meio rural.
“A Fetaesc tem uma abertura muito boa e uma representatividade significativa com os agricultores e queremos continuar sendo parceiros para desenvolver bons projetos. Temos algumas ações na sucessão familiar, no êxodo rural e no apoio aos agricultores e queremos continuar com isso”, resumiu.
Dileto Paganini presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joaçaba e Luzerna e um dos organizadores do evento, frisou que o encontro serviu para tomar conhecimento do compromisso em favor da agricultura familiar não só no estado, mas no país e no mundo.
“O agricultor necessita de bastante apoio porque está complicado produzir nos dias atuais. Temos problemas com o clima, com epidemias e outras situações, mas precisamos conservar o meio ambiente e cuidar da coletividade, ou seja, produzir com qualidade”, disse Paganini, destacando que o evento foi importante para trazer novos conhecimentos aos participantes da região de Joaçaba.
Segundo ele, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais está com a portas abertas para contribuir com um maior desenvolvimento da agricultura em geral.
Por outro lado, Dileto Paganini confirmou que tudo está definido para a edição deste ano da Festa do Colono que irá acontecer no dia 14 de julho, na comunidade de Santa Clara.
“Já estamos inclusive comercializando os ingressos até o próximo dia 5 com os coordenadores das comunidades e também no sindicato. Acreditamos mais uma vez no sucesso do evento, pois um grande número de empresas também deverão participar e expor seus produtos”, disse Dileto. Expresso Impresso

IMAGEM EXPRESSO IMPRESSO
Joaçaba Futsal vence o Foz Cataratas e chega ao quinto jogo invicto na LNF Anterior

Joaçaba Futsal vence o Foz Cataratas e chega ao quinto jogo invicto na LNF

Ex-Prefeito Moíses Dierssmann, não será candidato em Luzerna, e PL inicia conversas com MDB, e Novo 30 Próximo

Ex-Prefeito Moíses Dierssmann, não será candidato em Luzerna, e PL inicia conversas com MDB, e Novo 30

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade