Nos próximos dias, Santa Catarina enfrentará condições climáticas extremas, com baixíssima umidade do ar e temperaturas que podem ultrapassar os 37°C em algumas regiões. A Defesa Civil emitiu um alerta para os níveis críticos de umidade, que podem cair abaixo de 20%, especialmente no Oeste do Estado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esses níveis são considerados de emergência e podem representar sérios riscos à saúde.
A umidade relativa do ar no estado poderá se assemelhar a de regiões desérticas, como o Saara, onde varia entre 14% e 20%. O fenômeno é causado pela atuação de ventos vindos do Noroeste/Norte, que trazem ar quente da porção central do Brasil.
Além das altas temperaturas, que devem permanecer elevadas até a quinta-feira (12), a Defesa Civil alerta para o risco de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. As regiões mais afetadas serão o Extremo-Oeste e grande parte do Oeste. A previsão é de que as temperaturas mínimas durante as madrugadas permaneçam altas, não caindo abaixo dos 20°C em algumas áreas.
A expectativa é de que o calor intenso e a baixa umidade do ar prevaleçam até meados da próxima semana, com previsão de temperaturas ainda mais altas na quarta-feira, quando podem ultrapassar os 37°C no Oeste e Litoral Sul.
Fonte: Luzerna Notícias
Deixe seu comentário