A Polícia Militar de Santa Catarina, em parceria com a Polícia Civil e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), está realizando a Operação Campo Seguro na cidade de Correia Pinto, com o objetivo de identificar suspeitos de abigeato e recuperar animais furtados. A operação, iniciada em 28 de agosto, faz parte do programa Rede Rural de Segurança.
O abigeato consiste no furto de animais de propriedade privada em zonas rurais, como bovinos, equinos, ou outros animais mantidos em campos, pastos, currais ou retiros. A Operação Campo Seguro é dividida em três etapas.
Na primeira etapa, em 28 de agosto, a ação recuperou 22 cabeças de gado da raça Angus, furtadas em Curitibanos, após a análise de dados de rebanho em uma propriedade particular em Correia Pinto. Com o apoio de um médico veterinário da Cidasc e a verificação de inventários de cadastro de animais, foram encontradas carnes sem justificativa de origem, algumas delas registradas em nome de terceiros e outras sem nenhum tipo de registro.
No dia 2 de setembro, em nova etapa da operação, a Rede Rural de Segurança, com o auxílio do helicóptero Águia 04, realizou novas fiscalizações em propriedades rurais, resultando na recuperação de um touro da raça Alberdin, furtado e encontrado sem brinco e outros adereços de verificação.
Na terceira etapa, realizada na terça-feira (10), foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em residências urbanas, propriedades rurais e estabelecimentos comerciais. Durante a operação, foram apreendidos telefones celulares, armas de fogo, munições, pássaros silvestres, entorpecentes e uma grande quantidade de dinheiro. Um homem foi preso em flagrante.
A operação, conduzida por meio da colaboração entre as forças de segurança, permitiu a recuperação dos animais, a identificação dos acusados, que serão responsabilizados pelos crimes, e a apreensão de diversos objetos de origem ilícita.
Fonte: Cr
Deixe seu comentário