logo RCN
20/01/2025 14:01
AGRO

Período é de observação do clima para os fruticultores

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

Fruticultores precisam ter cuidados em todos os momentos do cultivo

O período é de observação do clima para os fruticultores, é o que afirma o pesquisador Everlan Fagundes, em entrevista concedida ao Videira Notícias da Rádio Videira. “Ele ainda tem bastante trabalho”, afirma Fagundes, sobre o atual momento para os fruticultores.
“Muitas vezes se acaba um clico e já se inicia outro. Então, se deixa o pomar de lado nessa época, normalmente ele não resulta em uma boa safra no próximo ano”
Ele afirma ser necessário entender que a atual safra tem que ser iniciada no ano anterior. “A medida que a gente cuida, mantém o pomar bonito e poda bem, com certeza a gente vai ter um pomar melhor no próximo ano”, afirma.
O pesquisador lembrou que, em 2023, os fruticultores já enfrentaram situações complexas envolvendo as mudanças climáticas. Porém, mesmo com efeitos ainda sendo sentidos, existe atualmente a expectativa de que a próxima safra seja melhor do que a de 2023.
Período é de observação do clima para os fruticultores, principalmente pela possibilidade de geada tardia
Em 2023, os catarinenses observaram uma pequena presença das temperaturas mais baixas durante o inverno, inclusive a falta de geadas. Fagundes afirma que algumas amostras já apresentam dados de que em 2024 o frio acumulado seja mais intenso do que o registrado no ano passado.
“A tendência é de que a gente tenha muito frio quando estiver frio e muito quente, quando estiver quente”
A presença do frio mais intenso, já esperado para 2024, é benéfica para a fruticultura, como afirma Fagundes. O pesquisador lembra que é com essa presença do frio que as frutas vão apresentar uma colheita melhor no período de safra.
“Outra questão é de que a gente pode ter geadas tardias”, confirma Fagundes. Ele destaca que o pensamento de muitos fruticultores seja o de adiantar a safra, porém não há de ser o mais recomendado, pois nos meses de agosto, setembro e outubro haverá a possibilidade de tal efeito. RBV

IMAGEM DIVULGAÇÃO
SAMU recebe seis novas ambulâncias do Governo de Santa Catarina Anterior

SAMU recebe seis novas ambulâncias do Governo de Santa Catarina

Joaçaba Futsal se despede do técnico Vandré da Costa Próximo

Joaçaba Futsal se despede do técnico Vandré da Costa

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade