Presidente da Coolacer comenta sobre viagem aos Estados Unidos em Missão Técnica
-
- IMAGENS DIVULGAÇÃO
Missão Técnica aos Estados Unidos é realizada por representantes das cooperativas do grupo Aurora
Liderados pelo presidente da Aurora, Neivor Canton, e pelo presidente da Ocesc/Sescoop, Vanir Zanatta, um grupo de aproximadamente 20 pessoas composto por representantes das cooperativas integrantes da Aurora Coop, juntamente com representantes da OCESC e FECOAGRO, viajaram no dia 2 agosto para os Estados Unidos em uma missão técnica internacional na cidade de Boise, capital do estado de Idaho, no noroeste americano.
Até o dia 10 de agosto, o grupo realizou visitas a propriedades rurais, fazendas, indústrias do setor agropecuário e entidades governamentais, além de terem participado de palestras sobre o mercado.
Neivor Canton, presidente da Aurora Coop, fez um resumo positivo da viagem aos Estados Unidos pelos representantes brasileiros, afirmando que os objetivos traçados foram alcançados.
“Visitamos um país que nos causa inveja no bom sentido, devido ao seu investimento na área da infraestrutura, o que para nós é um gargalo para que possamos continuar sendo competitivo no agronegócio brasileiro”, disse o presidente.
Neivor deixou claro que “a infraestrutura é fator decisivo na sobrevivência dos nossos negócios”.
Na oportunidade foi possível apresentar aos representantes políticos dos Estados Unidos, o sistema Aurora e o sistema cooperativo de Santa Catarina, do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul, todos os estados que compõem a área da atuação onde é produzido as matérias primas para as indústrias da Aurora.
Concluindo, o presidente Neivor Canton destacou o encontro realizado com o representante comercial do sistema Aurora nos Estados Unidos, “onde ele nos mostrou onde o produto dos nossos produtores está chegando, já que estamos presentes no mercado americano com nossas exportações”.
O presidente da Ocesc Sescoop, Ivanir Zanata disse que o intercâmbio nos Estados Unidos foi altamente produtivo pela delegação brasileira.
“Ficamos surpresos com tudo o que foi vislumbrado por nós. A infraestrutura das estradas a agricultura que transforma o local de terras áridas em grandes produtividades. Acredito que o grupo ficou satisfeito com os conhecimentos adquiridos”.
Fazendo parte da delegação brasileira, esteve presente o diretor da Aurora para o Mercado Externo, Dilvo Casagrande, destacou que a visita aos Estados Unidos foi importante, porque “fomos pioneiros na exportação da carne suína para este país, e entender como funciona e como se comporta o mercado nos Estados Unidos, nos deu a oportunidade de abrir horizontes e de ampliar nossa participação dentro desse importante país”.
Ademir Proner, presidente da Coolacer (Cooperativa dos Suinocultores de Lacerdópolis) que também integrou a delegação de representantes brasileiros, disse que a viagem aos Estados Unidos teve por objetivo, fazer com que fosse conhecido um país onde a realidade é diferente com o Brasil.
“Pudemos observar que as coisas acontecem com mais facilidade nos Estados Unidos, devido a menor interferência do Estado e as leis trabalhistas são negociadas entre as partes interessadas o que agiliza as coisas nesse país. Ficamos admirados com o que pudemos observar e com o que recebemos de informações através das palestras que participamos no período da visitação. Inclusive conversamos com os representantes de uma empresa que é a importadora dos produtos Aurora não só para os Estados Unidos, mas para mais 35 países”.
Ademir Proner afirmou que “a única questão que talvez nós possamos ensinar para aos americanos, é o sistema do cooperativismo. Inclusive teve uma prefeita da região que se interessou em conhecer o cooperativismo brasileiro “.
O presidente da Coolacer fez questão de destacar que desta missão internacional, os participantes brasileiros aprenderam a valorizar o sistema de cooperativismo que traz movimento para as pequenas propriedades no Brasil. Redação Expresso Impresso
Deixe seu comentário