logo RCN

Ultimas :

12/01/2025 01:18
AGRO

Agro segue impulsionando PIB do Brasil em 2023

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

Expansão da Agropecuária foi impulsionada pelo desempenho de produtos com safras relevantes no 3º trimestre

O avanço de 8,8% do Agro no terceiro trimestre de 2023 ante igual período de 2022 foi o componente que puxou a elevação de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no período, afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 “O grande destaque do ano é esse crescimento na agropecuária. A taxa interanual quem está puxando para cima continua sendo a agropecuária”, afirmou Palis.

No PIB do terceiro trimestre de 2023 ante o terceiro trimestre de 2022, a alta do Valor Adicionado a preços básicos foi de 2,1%, enquanto os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios cresceram 1,2%.

A expansão do agro foi impulsionada pelo desempenho de produtos com safras relevantes no terceiro trimestre, como: milho (19,5%), cana-de-açúcar (13,1%), algodão herbáceo (12,5%) e café (6,9%). Houve contribuição positiva ainda da pecuária.

Indústria

Já o PIB da indústria teve alta de 1,0%, graças à atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, com elevação de 7,3%, que foi favorecida pelo maior consumo de eletricidade, principalmente residencial, e pelas bandeiras verdes do ano. “O período de forte calor favorece um maior consumo de eletricidade e água”, acrescentou Palis.

Além disso, as indústrias extrativas cresceram 7,2%, puxadas pela maior extração de petróleo e gás. No entanto, a Construção recuou 4,5%, devido a retrações da ocupação e da produção dos insumos típicos dessa atividade. “Esse ano não está sendo bom para a construção, porque é muito afetada pelos juros altos“, lembrou Palis.

Ainda no PIB industrial, houve queda de 1,5% nas Indústrias de transformação, influenciada, sobretudo, por perdas em máquinas e equipamentos, produtos químicos, indústria automotiva e metalurgia.

Serviços

Já o PIB de Serviços subiu 1,8% no terceiro trimestre de 2023 ante o terceiro trimestre de 2022, com destaque para a alta de Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (7,0%).

Houve avanços também nas Atividades imobiliárias (3,6%), Informação e comunicação (1,6%), Transporte, armazenagem e correio (1,6%), Outras atividades de serviços (1,1%), Comércio (0,7%), bem como Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,4%).

No entanto, pelo lado da demanda, o Consumo das Famílias cresceu 3,3%, turbinado pelos auxílios governamentais às famílias e pela melhora no mercado de trabalho. O Consumo do Governo cresceu 0,8% no período.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) recuou 6,8% no terceiro trimestre de 2023, com perdas tanto na produção doméstica de bens de capital quanto na importação desses bens, além de recuo na construção.

O setor externo contribuiu positivamente para o PIB do terceiro trimestre. As Exportações de Bens e Serviços subiram 10,0%, devidos a avanços na agropecuária, extrativa mineral, derivados do petróleo, produtos alimentícios e serviços. Por outro lado, as Importações de Bens e Serviços recuaram 6,1%, com quedas em máquinas e equipamentos, produtos químicos, derivados de petróleo e produtos farmacêuticos. Rbv

IMAGEM DIVULGAÇÃO


Jovem é socorrida pelos Bombeiros após ser atropelada por motocicleta Anterior

Jovem é socorrida pelos Bombeiros após ser atropelada por motocicleta

Celesc conquista segunda posição em prêmio internacional de satisfação de clientes Próximo

Celesc conquista segunda posição em prêmio internacional de satisfação de clientes

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade