Realizado o Seminário da Água com grande presença de público
Na tarde de quarta-feira dia 20 de setembro, aconteceu a VII edição do Seminário da Água, no Centro de Convivência de Água Doce.
A promoção foi da Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Epagri e Comitê Peixe.
Conforme os organizadores, o objetivo do Seminário da Água é fomentar a discussão sobre o tema “água” junto à comunidade local e regional, bem como, incentivar a realização de ações que venham a contribuir para a conservação desse bem natural.
Após dois anos sem acontecer este evento, a Administração Municipal retoma o assunto afim de dar continuidade à promoção do protagonismo da sociedade com práticas ambientais envolventes, inovadoras e potencializadoras de criação de políticas públicas.
O Município de Água Doce, possui muitas fontes e nascentes nas propriedades rurais, que abastecem riachos e rios, tornando-se um importante fornecedor de água para a região Oeste e Meio Oeste.
A partir dessa configuração hidrográfica, considerando-se que o tema da água extrapola as fronteiras de um único município, e precisava ser tratado de maneira integrada, e também, da consciência da necessidade de ampliar iniciativas de educação ambiental.
De acordo com a equipe organizadora, o VII Seminário da Água, foi marcado pela presença de um grande público, dos mais diferentes seguimentos, entre eles estudantes de Água Doce e região.
O Seminário contou com duas palestras, a primeira com Ricardo Marcelo de Menezes, Mestre em Direito Ambiental e Secretário Executivo do Comitê Peixe, que falou sobre ciclo da água, bacias hidrográficas e os problemas relacionados à falta de água.
A segunda palestra foi com Maurício Perazzoli, Mestre em Engenharia Ambiental e Presidente do Comitê Peixe, falando sobre Crise Hídrica, como podemos agir?
Falando a imprensa, os palestrantes disseram que a preservação da água é uma responsabilidade de todos os cidadãos, sejam eles residentes na cidade ou no interior.
Segundo os Palestrantes, as políticas públicas neste sentido precisam ser melhoradas em muitos aspectos, para que a crise hídrica não venha a se agravar.
Ao final do VII Seminário da Água, ocorreu de forma gratuita a distribuição de mudas de árvores. TF
Deixe seu comentário