logo RCN
13/12/2025 11:00
ECONOMIA

Comércio de Santa Catarina cresce 5,8% puxado por supermercados e artigos pessoais

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

O comércio varejista de Santa Catarina cresceu 5,8% entre janeiro e outubro de 2025, conforme dados divulgados pelo IBGE na sexta-feira, 12. O resultado positivo foi puxado pelo segmento de artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 10,9% no período, e de supermercados e hipermercados, com elevação de 7,4%. O percentual reflete o momento de aquecimento da economia catarinense, que tem pleno emprego e renda acima da média nacional. 

Conforme a pesquisa do IBGE, o comércio catarinense cresceu acima do triplo do Brasil no período. Enquanto o estado avançou 5,8%, o país soma apenas 1,5%. Com o bom desempenho, Santa Catarina ocupa o segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Amapá (7,7%). O terceiro lugar é da Paraíba (5,1%). Os vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná registraram 2,8% e 2,4%, respectivamente.  

“Os números só mostram que estamos no rumo certo. Incentivando novas empresas, estimulando o crescimento das que já estão aqui. Isso gera emprego, gera renda. As pessoas compram mais. E tudo sem aumentar imposto. Todo mundo fica feliz com esse dinheirinho a mais. Só gera mais crescimento econômico”, afirmou o governador Jorginho Mello.

“O bom resultado do comércio é um termômetro que mostra como a economia de Santa Catarina segue aquecida. Estamos executando medidas para impulsionar a economia e gerar novos postos de trabalho, conforme determinação do governador Jorginho Mello. Somente programas como o Prodec e o Pró-Emprego já garantiram mais de 110 mil empregos. Assim, as pessoas têm renda para comprar e consumir”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck. 

Entre os segmentos do comércio catarinense o resultado também foi positivo para a venda de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (4,7%), livros, revistas e papelaria (4,6%), combustíveis e lubrificantes (4%), tecidos, vestuário e calçados (3,2%), bem como equipamentos e materiais para escritório (0,5%). No entanto, as vendas de móveis (-3,2%) e eletrodomésticos (-3,4%) registraram retração no período. 

Fonte: Estado.sc.gov.br

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Residência pega fogo no interior de Bom Jesus Anterior

Residência pega fogo no interior de Bom Jesus

Buscas por homem desaparecido em mata mobilizam bombeiros de cinco cidades Próximo

Buscas por homem desaparecido em mata mobilizam bombeiros de cinco cidades

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade